.
 
 
Prefeitura entrega nova base do Samu na Região Leste
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2012

Prefeitura entrega nova base do Samu na Região Leste

Samu Porto Alegre recebe cerca de 32 mil ligações mensais

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega nestra terça-feira, 15, às 10h30, a nova Base Samu Morro Santana, localizada na rua Doutor Heitor Pires, 248, bairro Morro Santana, que veio para acrescentar mais uma unidade do Samu em Porto Alegre, totalizando 12 equipes de suporte básico descentralizadas. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, estarão presentes no evento.

A nova sede contempla a legislação, sendo construída conforme projeto padrão do Ministério da Saúde, com 128 metros quadrados de área construída, e amplia a cobertura na cidade, apoiando principalmente a Região Leste, somando-se à cobertura feita pela Base Samu Bom Jesus e Base Centro Vida (Região Norte e Eixo Baltazar), que é uma das bases com grande movimento, pois está localizada em região com alta densidade de população e elevada demanda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A obra é uma demanda do Orçamento Participativo de 2011. “Com esse novo serviço, estamos trabalhando para ampliar ainda mais a nossa cobertura, a fim de diminuir o tempo-resposta e garantir atendimento mais qualificado em todas as regiões da cidade”, destaca a coordenadora do Samu na Capital, Rosane Ciconet.

Serviço - O Samu Porto Alegre recebe cerca de 32 mil ligações mensais, que vão desde pedidos de informações, até enganos e trotes. Do total de ligações recebidas, em torno de 6.200 são pedidos de socorro, que são efetivamente repassados ao médico regulador, que geram, em média, 3 mil atendimentos mensais. Atualmente, o serviço conta com uma equipe formada por 50 médicos, 28 enfermeiros, 70 auxiliares e técnicos de enfermagem, 91 condutores socorristas, 27 telefonistas, dois administradores e dois auxiliares administrativos. O atendimento é feito a partir de 12 bases distribuídas pela cidade. Para realizar os atendimentos, o Samu conta com três ambulâncias de suporte avançado (UTI), 12 ambulâncias de suporte básico e um veículo rápido, que está em processo de aquisição.

Como acessar o Samu – 192

- Se você identifica uma situação de risco de vida, disque 192. Esse número é gratuito em qualquer telefone. Diga seu nome e o que está vendo. Você deverá estar perto da vítima para poder fornecer as informações importantes e necessárias para o atendimento.

- Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, supermercados, igrejas, cruzamentos). NÃO DESLIGUE, pois você falará com o médico a seguir.

- Responda com calma as perguntas do médico: se a vítima conversa, se mexe braços e pernas, se respira. Em caso de acidente, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo.

- Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Solicite que outra pessoa sinalize para a ambulância quando a mesma estiver chegando ao local. Qualquer nova informação, ligue novamente para 192 e relate as mudanças ocorridas.

- Oriente as pessoas, em especial as crianças, para que não passem trotes. Eles atrapalham o serviço e podem atrasar o atendimento a alguém com risco imediato à vida. 


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Ivo Gonçalves - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581