Para ampliar a cobertura do serviço de urgência na Capital, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou na terça-feira, 15, mais uma Base Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), localizada na rua Doutor Heitor Pires, no bairro Morro Santana.
Com a nova unidade, a cidade conta com 12 equipes de suporte básico descentralizadas. A unidade Morro Santana dará apoio principalmente à Região Leste, somando-se à cobertura feita pela Base Samu Bom Jesus e Base Centro Vida (Região Norte e Eixo Baltazar), que possui grande movimento por estar localizada em região com alta densidade de população e elevada demanda do serviço.
A obra, demanda do Orçamento Participativo de 2011, teve o investimento de R$ 230 mil. O prefeito afirmou que a nova base faz parte da qualificação de uma rede de atendimento na área da saúde. Fortunati falou da importância da descentralizando dos serviços, que se aproximam mais da comunidade e afirmou que a intenção é continuar ampliando o atendimento de saúde básica na Capital.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Bosio, mais uma equipe, a 13ª, está sendo providenciada ainda para este semestre. “Já atendemos aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, mas queremos chegar em 16 equipes de suporte básico e ampliar para quatro equipes avançadas”. O secretário afirmou que todo o esforço das equipes é para como tempo resposta menos de 12 minutos, dando mais dinamismo aos atendimentos de urgência.
A gerente do Samu em Porto Alegre, Rosane Mortari Ciconet, comemorou a conquista de mais uma equipe de atendimento de urgência 24h. Durante a inauguração, Fortunati fez um apelo para que a comunidade ajudasse na conscientização da população tendo em vista que 40% das ligações recebidas pela Samu são trotes, a maior média dos últimos anos.
Lei - A nova sede contempla a legislação, sendo construída conforme projeto padrão do Ministério da Saúde, com 128 metros quadrados de área construída.
Serviço - O Samu Porto Alegre recebe cerca de 32 mil ligações mensais, que vão desde pedidos de informações, até enganos e trotes. Do total de ligações recebidas, em torno de 6.200 são pedidos de socorro, que são efetivamente repassados ao médico regulador, que geram, em média, 3 mil atendimentos mensais.
Equipe - Atualmente, o serviço conta com uma equipe formada por 50 médicos, 28 enfermeiros, 70 auxiliares e técnicos de enfermagem, 91 condutores socorristas, 27 telefonistas, dois administradores e dois auxiliares administrativos.
Equipamentos - Para realizar os atendimentos, o Samu conta com três ambulâncias de suporte avançado (UTI), 12 ambulâncias de suporte básico e terá um veículo rápido, que está em processo de aquisição.
Como acessar o Samu – 192
- Se você identifica uma situação de risco de vida, disque 192. Esse número é gratuito em qualquer telefone. Diga seu nome e o que está vendo. Você deverá estar perto da vítima para poder fornecer as informações importantes e necessárias para o atendimento.
- Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, supermercados, igrejas, cruzamentos). NÃO DESLIGUE, pois você falará com o médico a seguir.
- Responda com calma as perguntas do médico: se a vítima conversa, se mexe braços e pernas, se respira. Em caso de acidente, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo.
- Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Solicite que outra pessoa sinalize para a ambulância quando a mesma estiver chegando ao local. Qualquer nova informação, ligue novamente para 192 e relate as mudanças ocorridas.
- Oriente as pessoas, em especial as crianças, para que não passem trotes. Eles atrapalham o serviço e podem atrasar o atendimento a alguém com risco imediato à vida.