.
 
 
Menino Deus Residencial Sênior e a certificação do Programa Alimento Seguro
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/05/2012

Menino Deus Residencial Sênior e a certificação do Programa Alimento Seguro

Confira detalhes da certificação recebida pela instituição em uma entrevista exclusiva

Menino Deus Residencial Sênior

O Menino Deus Residencial Sênior tem em sua trajetória a marca da inovação. Desde a década de 1960, a instituição vem se aprimorando e criando novas práticas em face às demandas da sociedade. Recentemente, a notícia de que a instituição conquistou a certificação do Programa Alimento Seguro animou a equipe diretiva e demais colaboradores.

Desta maneira, o portal SIS.Saúde, comprometido com a difusão de boas práticas em saúde, entrou em contato com a instituição para a obtenção de mais detalhes sobre o case do Menino Deus Residencial Sênior. Confira: 

Qual o significado para a equipe da instituição a conquista da certificação PAS?

Menino Deus Residencial Sênior: A área de alimentação tem grande destaque junto ao público idoso. A conquista do PAS comprova, cada vez mais, o comprometimento e a dedicação da Direção do Residencial Sênior, juntamente com a equipe de nutrição. Ao buscarmos o aprimoramento das ferramentas de qualidade para a fabricação de um alimento seguro, estamos prezando pela saúde e a integridade dos nossos clientes idosos. Além disso, tal fato confere segurança aos familiares dos nossos clientes e aos colaboradores da empresa.

Qual foi a metodologia empregada para a obtenção da certificação? Quantos profissionais foram envolvidos?

Menino Deus Residencial Sênior: O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema S (SENAI, SEBRAE, SESI, SENAC e SESC) que tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos. Assim, para a obtenção da Certificação do PAS, passamos por uma longa trajetória, pois para a elaboração e implantação de um programa de Boas Práticas de fabricação em uma empresa é necessária, em primeiro lugar, a mobilização e o comprometimento de todos os membros envolvidos no processo desde a direção, os coordenadores e os colaboradores operacionais. 

A equipe do setor, também denominada equipe de Boas Práticas, é composta por 13 funcionárias (cozinheira e suas auxiliares, técnica e atendentes de nutrição, gerente do setor e a nutricionista). Após esta etapa foi definido como coordenador a nutricionista e responsável técnica pela alimentação, para assumir formalmente as responsabilidades de auxiliar na elaboração do manual, bem como a verificação e implementação dos mecanismos de melhoria contínua.

Antes de iniciar a elaboração dos procedimentos, o consultor do SENAI realizou uma avaliação sobre nível de implantação das Boas Práticas de fabricação que o Residencial Sênior possuía. E realizou a primeira palestra para divulgar a nova metodologia adequada ao PAS. A etapa seguinte foi a compilação e atualização dos documentos: manual de Boas Práticas, instruções de trabalho, procedimentos operacionais padronizados, planilhas de controle de processos além de cartazes orientadores. Após a descrição de cada item, iniciamos os treinamentos e reuniões para capacitação de todos os colaboradores a fim de consolidar e padronizar os procedimentos e ferramentas de qualidade: conteúdos desde higiene pessoal, layout das instalações, etapas de fabricação do alimento, limpeza e sanitização de todos os processos e controle integrado de vetores e pragas urbanas. 

Após várias revisões dos processos e adequação dos procedimentos implantados, recebemos com muito orgulho, diretamente da auditoria do SENAI, a notificação de que o Menino Deus Residencial Sênior havia conquistado a Certificação do Programa Alimento Seguro!

Quais os impactos da certificação para a melhoria dos serviços oferecidos?

Menino Deus Residencial Sênior: O PAS permite a padronização com consequente melhoria na qualificação e no atendimento dos colaboradores, a garantia de uma produção segura de alimento para o consumo de acordo com requisitos da legislação sanitária. O PAS traz um diferencial para o Menino Deus Residencial Sênior e nos coloca em destaque no segmento de residências para idosos.  

Em um futuro próximo, que outras ações estão previstas pela direção da instituição?

Menino Deus Residencial Sênior: Aperfeiçoamento constante faz parte do DNA do Menino Deus Residencial Sênior. Estamos desenvolvendo tecnologia para o atendimento dos idosos. Também estamos trabalhando para obter certificações em outras áreas. 

* Informações prestadas por:
- Gislaine de Anastácio, Nutricionista, especialista em Qualidade de Alimentos, pós-graduada em Nutrição Clínica.
- Tamara Petomann, técnica em Nutrição, gerente de Nutrição do Menino Deus Residencial Sênior.

www.residenciasenior.com.br       


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Menino Deus Residencial Sênior

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581