.
 
 
Ação marca Dia Mundial sem Tabaco e Contra o Câncer Bucal
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/05/2012

Ação marca Dia Mundial sem Tabaco e Contra o Câncer Bucal

Ideia é conscientizar a população sobre os riscos do cigarro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta quinta-feira, 31, ações de prevenção e educação para assinalar o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco. O cigarro é uma das principais causas de câncer bucal, e Porto Alegre é apontada como a capital brasileira com o maior número de fumantes.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos, nesta quinta-feira, 31, das 10h às 13h, será distribuído material informativo e educativo na Esquina Democrática, onde haverá também espaço para a realização de exames clínicos e preventivos ao câncer bucal. Com o tema “Você é daqueles que ainda acham que fumar é uma coisa legal?”, os fôlderes chamam atenção para as 4,7mil substâncias nocivas presentes no cigarro. Também serão avaliados, por meio de questionário, o grau de dependência de nicotina e o risco individual de contrair a doença – que também está associada ao consumo elevado de álcool e à exposição solar.

Ações similares estarão sendo feitas simultaneamente em serviços da rede pública de saúde do município. Cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde vão alertar os usuários para a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal, que em 2012 atingirá cerca de 15 mil pessoas no Brasil. Destas, aproximadamente 900 novos casos devem ocorrer no Rio Grande do Sul.

Números preocupantes - Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Porto Alegre é a capital com a maior prevalência de tabagismo: 22,6%, seguida de Curitiba (20,2%) e São Paulo (19,3%).

A faixa etária de início do uso do fumo é na adolescência. Por isso, a SMS está desenvolvendo trabalho em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), dentro do Programa de Saúde do Escolar, para controlar o tabagismo entre jovens. Também são realizadas ações permanentes nas unidades de saúde, dentro do Programa de Controle do Tabagismo, em todas as regiões da cidade. Os usuários também podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para buscar ajuda.

Câncer Bucal – Cerca de metade das pessoas que apresentam câncer de boca acabam morrendo em função da identificação tardia da doença. Quem descobre mais cedo, tem maior chance de cura e de sobreviver sem comprometer a qualidade de vida. Durante os exames preventivos, as pessoas são orientadas a observar alterações de cor e textura da boca, dos lábios, da língua ou de qualquer outra parte da cavidade bucal, e a ficar atentas também para sensibilidade, feridas ou manchas que não desaparecem por mais de 15 dias, mesmo que não provoquem dor. Quando são constatadas alterações desse tipo, deve ser feita uma avaliação em um serviço de saúde.

Os eventos promovidos nesta quinta contam com apoio da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Assembleia Legislativa, Brigada Militar e de entidades odontológicas que compõem o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (Ceco), entre outras.


Autor: Ana Lúcia Fumegalli
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581