.
 
 
Casamento é associado ao sono adequado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/06/2009

Casamento é associado ao sono adequado

Essas são conclusões de estudos realizados na área

Marilynn K. Yee/The New York TImes

 

O matrimônio pode melhorar o seu sono, e o sono melhor pode melhorar seu matrimônio, dois estudos novos sugerem essas conclusões.

Mulheres que estão casadas ou que têm companheiros estáveis dormem melhor que as mulheres que nunca se casaram ou perderam o companheiro, de acordo com pesquisa de oito anos apresentada na reunião anual da Associated Professional Sleep Societies. Os pesquisadores também encontraram que a felicidade matrimonial diminui o risco de problemas de sono, enquanto que os conflitos matrimoniais geram risco.

Embora as mulheres casadas, em geral, dormiram mais tranquilamente que as mulheres solteiras, os pesquisadores, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, identificaram um efeito nas “recém-casadas”. Mulheres que eram sós ao começo do estudo, mas que, após, adquiriram um companheiro obtiveram um sono mais inquieto que mulheres que já estavam casadas. Os pesquisadores especularam que as mulheres recentemente casadas eram menos ajustadas ao dormir com seus companheiros que as que estavam mais tempo casadas.

O estudo incluiu 360 americanas afrodescendentes, caucasianas e chinesas de meia-idade que faziam parte do estudo denominado de Study of Women’s Health Across the Nation. Os pesquisadores levantaram dados sobre o sono no ambiente doméstico, monitorando os padrões da atividade do dormir e despertar e as histórias da relação matrimonial, tais como: matrimônios estáveis, instáveis e transições matrimoniais, como um divórcio.

Outro estudo, de menor porte, com 29 casais, encontrou as mesmas relações, a qualidade da relação de um casal e a qualidade do sono são relacionadas diretamente.

Nesse estudo, da Universidade do Arizona, Estados Unidos, os 29 casais heterossexuais, que compartilharam uma cama e não possuíam filhos, responderam a questionários diários ao longo de uma semana. Os resultados mostraram que se os homens melhorarem o sono, eles são mais prováveis de sentirem-se mais positivos sobre a sua relação no próximo dia. E para as mulheres, os problemas na relação foram significativamente associados com um sono deficitário.

“Quando nós olharmos para os dados com base no dia-a-dia, fica evidente um ciclo vicioso, no qual o sono afeta o próximo dia do funcionamento da relação, e o funcionamento da relação afeta o sono subsequentemente”, disse o pesquisador principal, Brant Hasler, psicólogo clínico e candidato ao doutorado na Universidade do Arizona, em um boletim à imprensa. “Por causa desse ciclo, estar em conflito com o companheiro durante o dia conduz a um sono pior durante a noite, que conduz a mais conflitos no dia seguinte”.

Os dados de ambos os estudos sugerem que o dormir e a felicidade da relação são relacionados. A lição para os casais, especialmente esses que estão lutando com problemas, é que prestar atenção aos hábitos de dormir pode ajudar a resolver outros aspectos da relação. Dr. Hasler disse que os casais deveriam trabalhar para solucionar os problemas antes da hora de dormir e evitar discutir tópicos difíceis quando um ou ambos não dormiram bem.
 

Tradução: Equipe SIS.Saúde

 

Confira outras matérias


“Como anda o seu relacionamento afetivo?”
Especialista discute essa questão levantada pela enquete do Sis.Saúde

 

Satisfação no namoro e satisfação no casamento seguem critérios diferentes
Será que o parceiro também lhe ajudará a assumir as responsabilidades e obrigações que vêm com o casamento?

Separação conjugal
Aumenta risco de suicídio entre homens jovens

 


Autor: Tara Parker-Pope
Fonte: The New York Times

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581