.
 
 
Idosos solitários apresentam mais sintomas de depressão, aponta estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/06/2012

Idosos solitários apresentam mais sintomas de depressão, aponta estudo

Pesquisadores da Turquia divulgaram a descoberta no periódico Archives of Gerontology and Geriatrics

Um estudo com a finalidade de examinar a relação entre a depressão e a solidão em pessoas idosas e possíveis fatores associados foi conduzido por Aylaz, Aktürk, Erci, Öztürk e Aslan (2012). A pesquisa, cuja metodologia foi descritiva e correlacional, contou com a participação de 913 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, residentes na cidade de Malatya, Turquia. A maioria dos participantes (55,6%) era do sexo masculino, sendo que 67,1% eram casados.

Os pesquisadores utilizaram um dos instrumentos mais utilizados no mundo para a verificação de sintomas de depressão em idosos, a Escala de Depressão Geriátrica (GDS), bem como um instrumento específico para a avaliação da solidão (UCLA Loneliness Scale - ULS). Dentre os achados, destaca-se a correlação significativa encontrada entre a solidão e a depressão, indicando que quanto mais o idoso declara-se solitário, mais sintomas de depressão ele apresenta. Por outro lado, o casamento e uma escolaridade mais elevada mostraram-se fatores protetivos ao aparecimento de sintomas de depressão durante a terceira idade.

Os pesquisadores destacam que, devido às condições de vida nas cidades modernas, como as obrigações econômicas e o tempo limitado, os familiares e amigos próximos podem não fornecer o apoio adequado para pessoa idosa. Assim, surge o sentimento de solidão e, por consequência, a sintomatologia depressiva. As implicações do estudo sugerem que os médicos e demais profissionais da saúde introduzam, no cotidiano de avaliação do idoso, medidas que objetivem mensurar a ocorrência de sintomas de depressão e também a sua correspondência com índices como o de solidão.

Referência

AYLAZ, R., AKTÜRK, Ü., ERCI, B., ÖZTÜRK, H., ASLAN, H. Relationship between depression and loneliness in elderly and examination of influential factors. Archives of Gerontology and Geriatrics, no prelo, 2012.


Autor: SIS.Saúde - Redação
Fonte: Archives of Gerontology and Geriatrics

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581