A Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança, nesta semana, a campanha de prevenção contra a Aids referente ao Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Neste ano, a campanha traz como inovação, a adesivagem, a partir desta terça-feira (5), do anúncio nas laterais das escadas rolantes do Shopping do Porto/Centro Popular de Compras (o Camelódromo de Porto Alegre).
O local foi escolhido pela posssibilidade de melhor alcançar o público da Região Metropolitana, especialmente os usuários do transporte coletivo de Alvorada, Gravatai e Cachoeirinha. As peças com o slogan "Com camisinha é sempre dia de namorar. Proteja-se contra a Aids e outras DSTs", serão veiculadas durante todo o mês de junho, e incluem também veiculação em Busdoor em linhas da capital e Viamão, traseiras de lotações, jornais da capital e do interior, sancas do metrô e rede de TV interna- Canal Você, da rodoviária.
De acordo com a seção de DST/Aids, do Departamento de Ações em Saúde da SES, o Rio Grande do Sul identificou, de 1983 a 2011, 60.512 casos de Aids, representando 49,1% dos casos acumulados na Região Sul do Brasil. A incidência média anual da síndrome é de 4.272 casos novos, sendo 1.448 a média de óbitos por ano e chegando a 22.389, o total de óbitos acumulados, de 1983 a 2011, o equivalente a 37% dos casos.