.
 
 
Campanha de teste rápido de Aids foi lançada na Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/06/2012

Campanha de teste rápido de Aids foi lançada na Capital

Além da testagem rápida no Largo Glênio Peres e no Gasômetro, durante toda a semana a secretaria estará com ações espalhadas pela cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na última segunda-feira, 11, véspera do Dia dos Namorados, a campanha “Em qualquer relação... camisinha”, para tornar mais ágil o diagnóstico de Aids. Consultório móvel, show musical, malabares e distribuição de material informativo e camisinhas agitaram o Largo Glênio Peres à tarde, com o lançamento oficial da ação. 

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, destacou o momento importante de conscientização da população para o uso de preservativo e também de aproveitar a oportunidade para a realização do diagnóstico precoce da doença. “O teste é sigiloso, simples, rápido e gratuito, sendo importante para a proteção de cada um”, disse.

Terça-feira, 12, no Largo Glênio Peres, e no domingo, 17, na Usina do Gasômetro, das 13h30 às 17h30, consultórios móveis com profissionais da saúde irão realizar o teste rápido para diagnóstico de HIV e Sífilis. O exame necessita de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em 15 minutos.

Conscientização - A capital gaúcha apresenta 90,95 casos por 100 mil habitantes, sendo 95,89% em adultos e 4,11% em crianças. A ideia é reforçar a conscientização das pessoas para uso de camisinha, independente do nível de relacionamento de cada um. Neste ano, a SMS inova com linguagem e conceitos baseados nos "status" de relacionamentos, a exemplo do que já acontece no Facebook, onde as pessoas anunciam seus níveis de relacionamento.

Com isso, a SMS pretende impactar a médio e longo prazo, no diagnóstico tardio, um dos principais determinantes do óbito na cidade, conforme discussões feitas no Comitê de Mortalidade por Aids em Porto Alegre. Hoje, o diagnóstico precoce do HIV garante melhor qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus, e maior controle da epidemia.

Campanha na rua – Além da testagem rápida no Largo Glênio Peres e no Gasômetro, durante toda a semana a secretaria estará com ações espalhadas pela cidade, com blitze em sinaleiras, parques, paradas de ônibus, ações nos cinemas e busdoor. Em todos os locais, a SMS entregará preservativos – camisinhas e gel lubrificante – além de material informativo sobre a doença. Também haverá ações em restaurantes e bares. No domingo, 17, a ação terá a participação da Banda Melody e da Banda Black Trio que, entre os intervalos das atividades, farão apresentações musicais.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de DST-Aids e Hepatites Virais da SMS, Gerson Barreto Winkler, a proposta é levar o teste aos locais públicos de grande circulação, para facilitar o acesso ao exame e potencializar as ações que são realizadas regularmente nos serviços de saúde. “Nos consultórios móveis, a pessoa que decidir fazer o teste terá todo o amparo de profissionais de saúde, inclusive com aconselhamento e, caso necessário, encaminhamento para agenda clínica com o médico, para iniciar o tratamento”, explica.

Desde 1983 até o final de dezembro de 2011, foram notificados pela Vigilância em Saúde 22.470 casos de Aids em Porto Alegre. Por isso, a SMS vem promovendo campanhas que chamam atenção da população sobre os riscos de contaminação e a importância do uso de preservativo e de prevenção da doença, evitando o diagnóstico tardio e a transmissão do vírus HIV e Sífilis. Somente em 2011, foram notificados 1.282 novos casos.

Serviços - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde que integram a Gerência Distrital do Partenon-Lomba do Pinheiro e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. O serviço está sendo gradativamente estendido a todas as unidades de saúde da Capital. A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. Quem começa a receber acompanhamento muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.

Os testes convencionais estão disponíveis ainda nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no Centro Testagem e Aconselhamento Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.  


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Francielle Caetano - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581