
Uma comitiva da área de gestão da saúde prisional da Secretaria Estadual de Minas Gerais está em visita técnica ao Rio Grande do Sul, para conhecer o trabalho desenvolvido e as propostas de atendimento a esta população, no Estado. Após reunir-se com técnicos da Secretaria Estadual da Saúde/RS (SES), coordenado pela diretora de Ações em Saúde, Sandra Fagundes, o grupo cumpriu agenda de visitas à Unidade de Saúde da Penitenciária Feminina de Guaíba e, à tarde, teve reunião no Ministério Público, na Vara de Execuções Criminais.
Na última segunda-feira (18) foram visitadas a Unidade de Saúde do Presídio Central e realizadas reuniões com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e com a área de saúde prisional de Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Na última quarta-feira (20), foi a vez de conhecer os leitos prisionais do Hospital Vila Nova.
Compõem o grupo mineiro a superintendente de Atenção à Saúde, Naila Augusta Anacleto; a coordenadora de saúde da Pessoa Privada de Liberdade, Mariana Sales, e o representante da Defesa Social, Jober Souza. O RS é o único Estado brasileiro que repassa recursos para os municípios atenderem a população prisional, e desde o ano passado, intensificou a parceria com a segurança.