
A quinta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Estado foi inaugurada na última quinta-feira (21) em Canoas, em solenidade que contou com a presença do secretário estadual da Saúde (SES), Ciro Simoni, e do prefeito do município, Jairo Jorge. Localizada na Rua Cairu, nº 600, bairro Rio Branco, a UPA vai funcionar todos os dias da semana, a partir de sábado (23), com capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia e nove leitos de observação, onde o paciente poderá ficar internado por até 48 horas. Além disso, terá uma base do SAMU, laboratório e aparelhos para exames de média complexidade, como raio-x e eletrocardiograma.
Representando o governador do Estado, Tarso Genro, o titular da SES cumprimentou a população canoense pelos 73 anos de emancipação da cidade. Para Simoni, as UPAs são resultado de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e os municípios gaúchos e impactam diretamente na procura pelas emergências dos hospitais de grandes cidades. "De 90 a 95% dos casos que são atendidos nas emergências hospitalares podem ser resolvidos nas UPAs 24 horas", afirmou.
A construção da UPA, feita pela prefeitura do Canoas, em parceria com o Ministério da Saúde, recebeu um investimento de R$ 500 mil do Governo do Estado para complementação da obra e aquisição de equipamentos. A unidade integra o projeto estratégico Ampliação e Qualificação da Rede de Urgência e Emergência, que prevê a construção de 30 UPAs até o final de 2014. Segundo o secretário, entre as próximas unidades a serem inauguradas estão a da Zona Norte de Porto Alegre, a de Santo Ângelo e a de Cachoeira do Sul.
Quando procurar a UPA
As UPAs 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as emergências hospitalares. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O secretário Simoni orienta a população de Canoas a procurar a UPA em caso de febre alta, intensa falta de ar, dores fortes no peito, convulsão e vômito constante, por exemplo. Ele ressalta que, mesmo em casos mais graves, quando uma estrutura hospitalar se fizer necessária, a equipe da UPA está preparada para realizar o primeiro atendimento e encaminhar para o hospital.
Clique aqui para saber mais sobre as UPAs em construção no Estado.