.
 
 
Observatório do Trabalho apresenta mapa do mercado na Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/06/2012

Observatório do Trabalho apresenta mapa do mercado na Capital

Ferramenta reúne informações por bairros e regiões do Orçamento Participativo

Autoridades durante o lançamento. Crédito da imagem: SIS.Saúde (www.sissaude.com.br)

Trabalhadores, empregadores, setor acadêmico e poder público contam agora com um mapa abrangente e integrado do mercado e da atividade econômica da Capital no Observatório do Trabalho. A ferramenta online foi lançada na manhã da última quinta-feira, 28, na parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego, o Sebrae-RS e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

Primeiro site de observatório do trabalho no Estado e um dos oito com interface do Dieese no país, o projeto de Porto Alegre reúne, a partir de diferentes bases de dados, informações sobre os empregos de forma georreferenciada, o que permite obter análises por bairros e pelas 17 regiões do Orçamento Participativo. Com diversas opções de cruzamento, é possível obter registros sobre o tipo de ocupação que predomina em determinada região, dados dos trabalhadores, das empresas, dos vínculos empregatícios e do patamar salarial praticado.

Assista ao vídeo do evento (Poa Web TV):

Transparência – Para o prefeito José Fortunati, o observatório é um avanço significativo como instrumento para orientar investimentos públicos adequados às necessidades da população. “A ferramenta oferece um mapa claro sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre, com dados democráticos, transparentes e confiáveis. As informações servirão de base para qualificarmos ainda mais as políticas públicas, a fim de fomentar a geração de emprego e renda na nossa cidade”, manifestou Fortunati.

As informações são abertas e todas as pesquisas podem gerar arquivos para download de mapas e tabelas. Além das consultas pontuais, o site disponibilizará estudos setoriais e boletins mensais, assim como relatórios da Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada na Capital. O coordenador de Estudos e Desenvolvimento do Dieese, Ademir Figueiredo, o site tem o propósito de ordenar um amplo conjunto de informações, permitindo reflexão sobre os retratos oferecidos.

Pesquisa - A partir das diferentes opções de navegação, o usuário pode definir a sua pesquisa. O site reúne mais de 200 mapas e 210 tabelas que podem ser manipulados e impressos para análise, permitindo diversos cruzamentos. Conforme o superintendente do Sebrae-RS, Leo Hainzenreder, a ferramenta é um instrumento valioso. “É um instrumento que permite tomada de decisões embasadas, como incentivar negócios em áreas necessitadas”, disse.

“É uma leitura do emprego formal, apontando potencialidades e necessidades”, completou o secretário do Trabalho e Emprego, Pompeo Mattos. De acordo com dados anunciados em 25 de junho da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), Porto Alegre teve a segunda menor taxa de desemprego entre as capitais pesquisadas, atrás apenas de Belo Horizonte.  

Demonstração das funcionalidades do portal. Crédito da imagem: SIS.Saúde (www.sissaude.com.br)

 


Autor: Carolina Seeger
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Ricardo Giusti

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581