.
 
 
Hospital Parque Belém terá 45 novos leitos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/06/2012

Hospital Parque Belém terá 45 novos leitos

Serão abertos 354 novos leitos na rede hospitalar da Capital, ainda em 2012

A prefeitura formaliza nesta sexta-feira, 29, às 15h, o ato de Ampliação e Qualificação de Leitos e Serviços do Hospital Parque Belém (avenida Oscar Pereira, 8.300, bairro Belém Velho). A iniciativa integra o Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências. Os novos leitos fazem parte do lote de 354 que serão abertos na rede hospitalar da Capital, ainda em 2012, em parceria com os governos estadual e federal. Neste ano, serão investidos R$ 18,6 milhões, a partir de recursos federais. Até o final de 2013, a expansão do número de leitos deverá chegar a 1.077. O prefeito José Fortunati participa da solenidade.

Estão sendo destinados ao Parque Belém 35 novos leitos clínicos. No Centro de Dependência Química (CDQUIM), foram qualificados 28 leitos para tratamento de adolescentes de 14 a 17 anos. O número de vagas no setor, que era de 50, passou para 60. Ainda neste semestre a UTI terá mais 10 leitos novos e 20 qualificados. Também serão recuperados outros 14 leitos de longa permanência. E ainda até o final do ano, o hospital contará com um setor de pronto atendimento com capacidade para 20 leitos de observação.

Por meio de contratualização com a prefeitura, o hospital está ampliando o número de cirurgias. As de aparelho digestivo, que até maio ocorriam na média de 10 a 12 por mês, agora chegam a 60, e as de ortopedia deverão alcançar o índice de 100 procedimentos mensais. A equipe médica também está sendo reforçada. Para ortopedia, foram incorporados 14 profissionais como prestadores de serviços, e o número de cirurgiões de aparelho digestivo subiu de dois para seis.

O Parque Belém é uma instituição que atua em média e alta complexidade de neurologia, traumatologia e ortopedia. O CDEQUIM mantido pelo hospital é considerado referência no tratamento aos usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack. Para o presidente da mantenedora do Parque Belém, Luiz Augusto Pereira, a ampliação de leitos representa uma conquista da comunidade e demonstra que a parceria com o poder público pode resultar em grandes benefícios à população.

Expansão - No total de 354 leitos anunciados para Porto Alegre neste ano, estão previstos 238 leitos clínicos de retaguarda às emergências, 66 de UTI e 50 de longa permanência. Além destes, 174 leitos clínicos e 74 de UTI já existentes serão qualificados, também para apoio aos atendimentos de urgências hospitalares pelo SUS. Além do Parque Belém, o Plano de Ação abrange os hospitais Beneficência Portuguesa, Nossa Senhora da Conceição, Santa Casa, São Lucas da PUC, Pronto Socorro e Clínicas.

Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a elaborar um plano de ação regional para estruturação da rede de atenção às urgências, logo depois que o governo federal publicou, em novembro de 2011, a portaria 2.395, garantindo incentivos para ampliação e qualificação do atendimento hospitalar de emergência. Por atender a este requisito é que a capital gaúcha está habilitada aos recursos para a implantação de novos leitos.

De acordo com a normativa federal, a manutenção dos investimentos está condicionada a metas na qualificação da atenção nos hospitais. Para isso, eles terão de atender aos mecanismos de regulação e de gestão clínica, com foco no aprimoramento do cuidado aos pacientes e na eficiência dos leitos disponíveis. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Cristine Rochol - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581