.
 
 
Pediatras concluem qualificação profissional para beneficiar saúde de crianças gaúchas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/07/2012

Pediatras concluem qualificação profissional para beneficiar saúde de crianças gaúchas

O evento busca a qualificação dos profissionais responsáveis pela saúde das crianças gaúchas

Aulas estiveram lotadas

Foto: Marcelo Matusiak 

Mais de mil pediatras concluíram o V Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que trouxe informações científicas atualizadas através de cursos, mesas redondas e conferências que abordaram aproximadamente 30 temas gerais, contando com a participação de 65 palestrantes. A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul promove o evento anualmente, em busca da qualificação dos profissionais responsáveis pela saúde das crianças gaúchas. Um dos destaques que nortearam os debates passou pela urgente necessidade de combater a obesidade infantil.

- Este ano, trabalhamos muito a questão da nutrição, pois sabemos que a alimentação saudável tem um papel fundamental na prevenção de doenças crônicas do adulto. O médico deve sempre buscar mais informações, mas o congresso gaúcho disponibiliza muito do que ele precisa em termos de atualização e crescimento de conhecimento - aponta o presidente do V Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatra, Marcelo Pavese Porto.

Marcelo Pavese Porto

Foto: Marcelo Matusiak  

Foram três dias de intensos debates sobre as principais doenças e formas de tratamento. O V Congresso Gaúcho de Atualização de Pediatria, realizado no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, teve a presença de grandes nomes da classe médica do Brasil e a presença de estrangeiros que puderam compartilhar o conhecimento de temas importantes para o desenvolvimento da saúde e qualidade de vida de mães e filhos.

- Temos um compromisso com a constante qualificação e atualização dos nossos associados. Convidamos novos pesquisadores para palestrar, mostrando que o conhecimento não pode ser restrito ao meio universitário. A busca da excelência no exercício profissional deve ser direcionada a todos os pediatras, em busca de um melhor atendimento das crianças do Rio Grande do Sul - aponta a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Miranda do Lago.

Patrícia Miranda do Lago

Foto: Marcelo Matusiak

A cada edição, o evento conta com a adesão de mais pediatras. O segredo para o sucesso, de acordo com a presidente da entidade, está na fórmula para a escolha dos temas que são abordados. A intenção da comissão organizadora é proporcionar debates sobre conhecimentos de ponta, mas que sejam, acima de tudo, aplicáveis no cotidiano da prática pediátrica.

- A nossa preocupação é em organizar um evento de acordo com o que o pediatra espera. Garantimos que aqui ele vai receber uma informação atualizada e prática. Nosso objetivo é permitir a aplicação dos novos conhecimentos no seu consultório, no dia seguinte - conclui a presidente.

As aulas deste sábado começaram com a discussão da neonatologia, abordando temas como reanimação neonatal, asfixia perinatal, e hipoglicemia. Ainda pela manhã a palestrante do Canadá, Ana Maria Guilhon de Araujo Sant´Anna falou sobre a investigação de retardo do crescimento. Em seguida o debate trouxe assuntos da endocrinologia, falando das disfunções da tireoide, síndrome metabólica na criança e desenvolvimento puberal.

Ao final do evento houve a premiação dos 3 melhores pôsteres e entrega do Troféu Salvador Célia.

O V Congresso Gaúcho de Atualização de Pediatria foi uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Simultaneamente aconteceu o III Simpósio Sul-Americano de Pediatria.

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.


Autor: Marcelo Matusiak e Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581