.
 
 
Definidas estratégias para ampliar rastreamento do câncer de colo uterino
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/07/2012

Definidas estratégias para ampliar rastreamento do câncer de colo uterino

O objetivo é de ampliar o rastreamento dos casos de câncer no RS

Integrantes do Comitê Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero realizaram, na última quinta-feira (28), na Secretaria Estadual da Saúde, uma reunião para discutir e definir estratégias com o objetivo de ampliar o rastreamento dos casos de câncer no RS. Uma das metas do comitê é ampliar o acesso das mulheres do Rio Grande do Sul ao exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau), aumentando em 25% o rastreamento desse tipo de câncer no próximo ano.

Para atingir a meta, deverá ser adotada uma estratégia diferente da aplicada pelo Instituto Nacional do Câncer, que indica a realização do exame a partir dos 25 anos de idade. A proposta do RS é iniciar os exames a partir da primeira relação sexual, conduta embasada em dados epidemiológicos do Rio Grande do Sul. No Estado, são estimados em torno de 850 casos de câncer de colo uterino no ano de 2012.

Na reunião, também foram discutidas as formas de informar e conscientizar as mulheres para que façam periodicamente o exame Papanicolau, bem como para desenvolver um processo educativo junto aos profissionais de saúde sobre a importância do rastreamento do câncer de colo uterino a partir da iniciação sexual.

O comitê foi instituído em 22 de março de 2012, a partir das demandas que surgiram durante o Fórum Estadual da Integralidade da Mulher Gaúcha. A coordenação geral é da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), através da Seção da Saúde da Mulher, com coordenação técnica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O grupo é integrado por gestores municipais, prestadores de serviços e técnicos de saúde e se reúne mensalmente para debater as condições de rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento das questões referentes às lesões precursoras e ao câncer nas mulheres do Estado. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581