.
 
 
Hospital São Lucas da PUCRS terá 75 novos leitos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/07/2012

Hospital São Lucas da PUCRS terá 75 novos leitos

Estrutura permitirá atendimento a mais de 6.250 casos de emergência por ano

O Hospital São Lucas da PUCRS terá 40 novos leitos clínicos para apoio aos atendimentos de urgência pelo SUS, 15 para UTI e 20 para Emergência. Vinte leitos clínicos já estão instalados e os outros 20 estarão disponíveis no final de julho. Os da Emergência (que atualmente conta com 19 leitos) estarão liberados no final de agosto e os de terapia intensiva, em setembro.

Formalizada na última sexta-feira, 6, pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, a entrega está dentro do lote de 354 leitos hospitalares que serão acrescentados à rede hospitalar de Porto Alegre ainda este ano. A ampliação faz parte do Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências e contempla também os hospitais a Irmandade Santa Casa de Misericórdia e os hospitais Vila Nova, Parque Belém, Beneficência Portuguesa, Nossa Senhora da Conceição, Pronto Socorro e Clínicas.

Além dos novos leitos, serão qualificados outros 24 de UTI já existentes no Hospital São Lucas, que vão receber incentivos financeiros por custeio diferenciado, garantidos por meio de portaria federal. A nova estrutura do hospital vai permitir o atendimento de mais de 6.250 casos de emergência e 1.660 internações por ano. Para isso, serão contratados 51 funcionários.

Parceria - O secretário Marcelo Bosio frisou que o fortalecimento da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os prestadores de serviços tem possibilitado avanços importantes na qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Enfatizou também que todas as instituições para as quais estão sendo destinados novos leitos corresponderam prontamente à necessidade de adequação de espaços físicos.

A boa relação também com o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), segundo Bosio, se reflete igualmente em todo o sistema de atendimento e na democratização do acesso aos serviços pela população. “Enfrentar a superlotação das emergências é um desafio frente ao qual já estamos colhendo resultados do esforço que vem sendo feito”, acrescentou. O diretor-geral e administrativo do Hospital São Lucas, Leomar Bammann, disse que o aumento do número de leitos representa um grande avanço para a qualificação dos atendimentos de emergência, que passarão agora a funcionar em dois andares - no térreo, para casos mais graves, e no segundo piso, para situações de baixa e média gravidade.

Investimentos - No total dos 354 leitos que serão implantados na rede hospitalar de Porto Alegre em 2012, estão 238 leitos clínicos, 66 de UTI e 50 de longa permanência (já entregues para o Hospital Vila Nova). O Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências - que abrange também hospitais da Região Metropolitana - integra os governos federal, estadual e municipal. Neste ano, serão investidos R$ 18,6 milhões. Até o final de 2013, a expansão deverá chegar a 1.077 novos leitos. Também para retaguarda aos serviços de urgência, serão qualificados ao todo em Porto Alegre 174 leitos clínicos e 74 de UTI já existentes.

Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a elaborar um plano de ação regional para a estruturação da rede de atenção às urgências logo depois que o governo federal publicou, em novembro de 2011, a portaria 2.395, garantindo incentivos para ampliação e qualificação do atendimento hospitalar de emergência. Por atender a este requisito é que a capital gaúcha está habilitada aos recursos para implantação de leitos.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Gabriel Severo - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581