.
 
 
Saúde reestrutura atendimentos de emergência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/07/2012

Saúde reestrutura atendimentos de emergência

Critério de encaminhamento para HPS ou unidades de saúde será a gravidade

A partir do Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências de Porto Alegre, o fluxo de atendimento aos pacientes em situação de urgência e emergência está sendo reorganizado para garantir mais agilidade e eficiência nos serviços oferecidos à população. Com a nova estrutura, a SMS está orientando os usuários da rede pública municipal de saúde a buscarem atendimento nos locais mais adequados, conforme o tipo de assistência necessária e a gravidade dos casos. Apresentado em junho pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Plano de Ação está investindo na qualificação dos serviços de emergência, na ampliação e na qualificação dos leitos hospitalares de apoio às emergências e leitos de UTI.

Em situações de pouca gravidade (como febre, resfriado, diarreia, dor abdominal ou dor de cabeça leve), é recomendado que os paciente procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou as Unidades de Saúde da Família (USF), que estão sendo ampliadas e reestruturadas para acolher, dentro de seus horários de funcionamento e capacidade de atendimento, as pessoas que precisem de cuidados médicos para o mesmo dia e não tenham consultas programadas.

Pacientes em situação de urgência de baixa gravidade podem procurar também as unidades de pronto atendimento, que funcionam 24 horas, inclusive em fins de semana. Todos esses locais são preparados para assistência a adultos e crianças.

Casos de maior gravidade - Já os casos de urgência e emergência de natureza clínica de maior gravidade (como dor no peito, dores intensas, falta de ar, desmaios, convulsões etc) devem ser atendidos nas emergências hospitalares, como as do Hospital Conceição, Clínicas, Santa Casa, São Lucas da PUC, Vila Nova e, em breve, a nova emergência do Hospital Parque Belém. Em casos de urgências cardiológicas, a emergência do Instituto de Cardiologia é outra alternativa recomendada.

O atendimento de urgência e emergência infantil de maior gravidade deve ser procurado nos hospitais da Criança Conceição, da Criança Santo Antônio, São Lucas da PUC e Materno-Infantil Presidente Vargas.

Se o paciente necessitar de assistência de urgência em saúde mental, deve ser encaminhado para os Pronto-Atendimentos do IAPI ou da Cruzeiro do Sul.

Socorro a traumas, principalmente de maior gravidade, serão atendidos nos hospitais especializados para esses casos: o Cristo Redentor e o Pronto Socorro (HPS), que também está habilitado para assistência a vítimas de causas externas – como queimaduras, envenenamentos e intoxicações.

O sistema de regulação do Samu está sendo igualmente organizado para a nova realidade de atenção em urgência e emergência, de modo que os pacientes que precisem de transferência sejam conduzidos para os locais mais adequados conforme o tipo de cuidado necessário.

Além de garantir atendimento mais rápido e eficaz, o plano de reestruturação, qualificação e expansão da rede de urgência favorece o andamento das obras de reforma da Emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS), com o deslocamento da Sala 6 (de Clínica Médica), a partir de quarta-feira, 12, para outra área física, viabilizando o prosseguimento do projeto.

No HPS, estão sendo investidos R$ 11,6 milhões em ampliação, modernização e mais conforto e segurança aos usuários e servidores. Até o final deste ano, grande parte da reforma já estará entregue. O projeto prevê um ganho de 70% nas instalações, que terão setores separados para atendimento de acordo com o grau de complexidade dos casos e para garantir maior privacidade a pacientes e acompanhantes. Desta forma, o HPS estará reafirmando sua reputação como um dos melhores hospitais para o tratamento de traumas no Brasil.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Guilherme Santos - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581