.
 
 
Desinfecção para o controle da Salmonella
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/06/2009

Desinfecção para o controle da Salmonella

Plantéis de aves e suínos exigem sanitização em todos os processos produtivos, incluindo o abate

O controle da Salmonella em granjas e abatedouros desafia produtores de aves e suínos. A complexidade para eliminar a bactéria está associada às múltiplas formas de contágio: o animal portador, a ração, a contaminação residual das instalações, o ambiente, a transmissão por animais domésticos e silvestres e o próprio homem. Por isso, uma vez instalada, torna-se difícil combatê-la. O ideal é prevenir a entrada da Salmonella com medidas de biossegurança, higiene e desinfecção do plantel.

O mercado já oferece produtos que auxiliam nesta tarefa. Um deles é o Proxitane, um coadjuvante de tecnologia ecologicamente correto, fitossanitário, ação rápida e ampla abrangência. O produto tem como base o acetilhidroperóxido, que após sua ação, se decompõe em água e oxigênio. Sem deixar resíduos tóxicos na decomposição, o produto dispensa a necessidade do enxágue, fonte de recontaminação, na maioria das aplicações. Possui baixa toxicidade e não apresenta riscos aos operadores. Características que colocam o Proxitane entre os mais recomendados no controle da Salmonella sp. e outros microorganismos na indústria de alimentos.

Produtos com princípios ativos biodegradáveis são cada vez mais exigidos para uso nos sistemas de produção animal, porém seu uso na avicultura ainda não é uma prática comum, apesar dos benefícios. "O Proxitane, por não deixar resíduos, também não interfere na incubação e eclosão dos ovos", exemplifica Carlos Henrique Christo, mestre em Microbiologia. No caso de ovos férteis, que exigem delicada desinfecção, o procedimento usual de fumigação com formol tem sido desvantajoso: a técnica tem alto teor residual (cancerígeno).

Na criação de suínos, um dos grandes prejuízos dos abatedouros reside na contaminação das carcaças, antes e durante o processamento. Como não deixa resíduo, o Proxitane também pode ser aplicado nesta etapa. "A ação desinfetante evita a proliferação de microorganismos sem comprometer a carne e derivados, que passam a ter maior vida de prateleira", explica Christo. Aplicado por meio de pulverização e chuveiros, o Proxitane pode ser utilizado em todas as fases do processo de criação.

O controle da Salmonella tem relevância, não só por manter o rebanho forte, mas principalmente por evitar intoxicações alimentares em humanos pela ingestão de produtos de origem animal contaminados. Nos últimos oito anos, o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo registrou mais de 6 mil casos de diarréia por Salmonella somente no Estado.

Mais informações

Tels: (11) 3030-2625 ou (11) 9774-3347
Site: www.thech.com.br

Confira outras matérias

Análise de agrotóxicos em alimentos realizado pela Anvisa 
Aguns alimentos apresentaram índices elevados de amostras irregulares
 

Cuidados com a alimentação 
Intoxicação por Salmonella pode causar graves danos a saúde
 

 

Saúde na mesa 
Anvisa vai monitorar aspectos microbiológicos em carne de frango 


Autor: Camila Kniss
Fonte: Y2M2 Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581