.
 
 
Esperança para pacientes com artrite reumatoide
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/07/2012

Esperança para pacientes com artrite reumatoide

Terapia oferece tratamento para casos que não alcançam melhora dos sintomas com drogas convencionais

Entre as doenças autoimunes mais comuns, está a artrite reumatoide. É uma doença crônica cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam ser acometidos.

Os principais sintomas são dor, edema, vermelhidão e inchaço nas juntas, especialmente nas mãos e punhos. Se a doença progride, pode ocorrer degeneração das cartilagens das juntas e deformidades, impedindo a pessoa a realizar suas tarefas cotidianas.

Estima-se que pode ocasionar a incapacitação e até a mortalidade em 1% da população mundial. Além disso, essas pessoas possuem um risco maior de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Segundo o reumatologista Dr. Claiton Viegas Brenol, gestor da Unidade de Terapia Biológica do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), o tratamento adequado, logo após o diagnóstico, previne a ocorrência de deformidades e melhora a qualidade de vida de quem tem a doença. “Os medicamentos que controlam a doença diminuem a inflamação e suas consequências para as juntas e outros órgãos. Essas medicações são da classe dos imunossupressores, que funcionam como reguladores do sistema imunológico”.

No entanto, quando os tratamentos tradicionais por via oral falham, a terapia imunobiológica, com medicações fabricadas por engenharia biológica, pode ser uma opção. Essas medicações são capazes de diminuir a atividade inflamatória da artrite reumatoide.

No Brasil, estão disponíveis oito tipos de imunobiológicos, de uso tanto intravenoso quanto subcutâneo (injeção abaixo da pele). “Os avanços da imunologia e biologia molecular introduziram tratamentos com medicamentos mais eficazes, com menos efeitos indesejáveis e capazes de induzir até o desaparecimento dos sinais e sintomas. Eles controlam as deformidades articulares, diminuem a dor, aumentam a capacidade de movimento articular e asseguram mais disposição no dia a dia”, afirma Dr. Claiton.

O especialista comenta que o objetivo ideal dessa abordagem de tratamento é o de controlar totalmente a doença e suas consequências, tal como as deformidades articulares. “Se esse objetivo for alcançado, o paciente conseguirá manter normalmente suas atividades de lazer e trabalho, com diminuição da dor, aumento da capacidade de movimento articular e mais disposição no dia a dia”.

O pintor francês Pierre-Auguste Renoir foi uma das célebres pessoas que desenvolveram a doença. Sua obra é uma prova de persistência, apesar da dor e da limitação física.

“Assim como os pacientes com pressão alta ou diabete sabem quando a doença está descontrolada (através da medida da pressão arterial ou do nível de açúcar no sangue), os pacientes com artrite devem saber quando o seu tratamento não está indo bem”, conclui Dr. Brenol, pesquisador autor de artigos científicos sobre artrite reumatoide.

Doença autoimune

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa do organismo perde a capacidade de reconhecer o que é próprio do corpo humano, levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos. Essa desordem tem origem na relação entre fatores externos (ambientais) e fatores intrínsecos do organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais e baixo controle imunorregulatório.

Pesquisas relatam que aumentou a incidência dessas doenças nas últimas décadas. Dados presumem que elas ataquem de 15 a 20% da população mundial.

O diagnóstico das doenças autoimunes é feito através do quadro clínico do paciente e de exames laboratoriais de sangue. Existem cerca de 30 doenças autoimunes, sendo que cada uma possui sintomas específicos, atacando órgãos distintos.

Saiba mais sobre Unidade de Terapia Biológica do Mãe de Deus

A Unidade de Terapia Biológica do Hospital Mãe de Deus atende aos pacientes que necessitam de tratamento com medicações imunobiológicas e outras drogas indicadas para a terapia de doenças autoimunes da área da reumatologia, dermatologia, gastroenterologia e oftalmologia, dentre outras especialidades. O paciente é acompanhado por equipe médica e de enfermagem especializadas durante toda a permanência no centro para a garantia da segurança e eficácia. Entre as prioridades do setor, está o conforto do paciente e médico assistente, proporcionando agilidade em todas as etapas do procedimento desde sua autorização junto aos planos de saúde até o agendamento da sessão.

Saiba mais sobre o Dr. Claiton

Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), residência médica em reumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. Atualmente é Professor Adjunto do Dep. de Medicina Interna da UFRGS e coordenador do ambulatório de artrite reumatóide do serviço de reumatologia do HCPA. Tem atuado na área acadêmica e pesquisa clínica (ensaios clínicos), com ênfase em Reumatologia, principalmente nos seguintes temas: artrite reumatoide, artrite experimental, lúpus eritematoso sistêmico, artrite idiopática juvenil e polimorfismos relacionados às doenças reumatológicas. Gestor da Unidade de T erapia Biológica do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Também atua como membro da diretoria da Sociedade de Reumatologia do RS, membro da Comissão de Artrite Reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, responsável técnico pelo Centro de Referência de Artrite Reumatóide no HCPA através de convênio institucional com a Secretaria Estadual da Saúde do RS e colaborador do Centro de Ensino e pesquisa do Hospital Ernesto Dornelles (HED).


Autor: Jornalista Renata Appel (DRTE/RS - 13926 e 7298)
Fonte: Comunicação Mãe de Deus

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581