.
 
 
Vacinação contra gripe encerra com meta superada
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/07/2012

Vacinação contra gripe encerra com meta superada

A orientação dos órgãos de saúde, a partir de agora, é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção

A vacinação contra a gripe, iniciada em 5 de maio e prorrogada três vezes, por causa do baixo índice de procura pela população, foi encerrada porque não há mais doses disponíveis. Os postos de saúde foram orientados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a reservar apenas a quantidade suficiente para a segunda dose em crianças de seis meses a dois anos. Porto Alegre recebeu 124 mil vacinas extras, repassadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas ao município pelo Estado.

O índice de imunização na Capital foi de 86,97%, superando a meta, que era de pelo menos 80% da população de risco, formada por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores em saúde e indígenas. O percentual atingido corresponde ao levantamento preliminar de 236.983 pessoas vacinadas, mas o número deverá aumentar assim que estiver concluído o preenchimento de dados no sistema de informação de todas as unidades de saúde onde foi aplicada a vacina.

Conforme a apuração fechada até o momento, a cobertura alcançou 163.242 idosos (77,04%), 23.247 crianças (83,03%), 10.194 gestantes (72,82%), 42.103 trabalhadores em saúde (232,38%) e 1.048 indígenas (216,98%).

A orientação dos órgãos de saúde, a partir de agora, é que a população esteja atenta para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirar ou tossir.

Havendo sintomas de síndrome gripal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível. Pessoas com febre repentina, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e com dor muscular (mialgia), nas articulações (artralgia) ou dor de cabeça (cefaleia) poderão retirar gratuitamente, nas farmácias distritais mantidas pelo município, o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu), depois de passarem por consulta (na rede pública ou privada de saúde) e receber a prescrição com receita médica. O medicamento é encontrado também para compra em farmácias particulares, sendo igualmente necessária a apresentação de receita. Confira aqui onde encontrar o antiviral. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - SMS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581