.
 
 
Jornada Gaúcha de Radiologia promove fortalecimento da classe e apresenta novidades na área
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/07/2012

Jornada Gaúcha de Radiologia promove fortalecimento da classe e apresenta novidades na área

Evento foi realizado no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre

Foto: Marcelo Matusiak

O último dia da 22ª Jornada Gaúcha de Radiologia teve o debate de temas polêmicos, apresentação de técnicas avançadas na medicina e a discussão de aspectos de gestão para clínicas radiológicas. Foram mais de seiscentos profissionais participando do evento promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia, número recorde na história do encontro.

As atividades iniciaram na quinta-feira (12/07) com o curso pré-congresso chamado Assistência à Vida em Radiologia (AVR) que capacitou médicos para lidarem em uma situação de algum tipo de procedimento alérgico aos componentes utilizados em contraste radiológico. Na última sexta-feira (13/07), entre os destaques da programação esteve a aula ministrada pelo médico e professor chefe da divisão de medicina nuclear da Universidade de Washington, Barry Siegel, que abordou o uso do PET-CT na oncologia. O médico da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, Scott Atlas, falou sobre neuroradiologia e a professora de radiologia pediátrica da universidade de Washington, Marilyn Siegel trouxe a discussão de temas ligados à radiologia pediátrica.

No sábado, o destaque foi o Curso de Gestão, promovido em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O mais polêmico debate foi em torno da baixa remuneração dos médicos em atendimentos com planos de saúde.

- O que precisa ser feito é o médico se dar conta do seu valor e reassumir a sua dignidade. Nós que fazemos exames, que diagnosticamos e que salvamos vidas. Os planos de saúde todos são comerciais e que visam apenas o lucro e estão cada vez maiores cobrando cada vez mais do associado e pagando cada vez menos aos médicos. Hoje não existe nenhum hospital que possa funcionar sem um médico radiologista para um diagnóstico. Então por que nós nos submetemos a isso? Chega. Não podemos mais ser explorados e precisamos dizer isso - defendeu enfático o presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, Manoel Aparecido Gomes da Silva.

Na área da mama, o destaque ficou por conta da presença do presidente da Sociedade Chilena de Radiologia, Miguel Pinochet, que fez elogios ao trabalho desenvolvido na especialidade no Brasil.

- O Brasil é líder no controle de qualidade em mamografia na América Latina. É um trabalho muito sério com equipamentos, qualidade de revelação e de películas. No Chile também há uma preocupação grande e consciência do tema. São feitos controles da equipe, do processamento e do profissional que está fazendo o procedimento - comentou.

O secretário estadual da saúde, Ciro Somoni, participou da cerimônia de abertura do evento na noite de sexta-feira e ressaltou a importância do encontro para médicos e para sociedade.

- A radiologia e todas as especialidades de imagem estão sofrendo uma evolução tecnológica muito grande. O Rio Grande do Sul tem acompanhado muito de perto esta evolução e isto faz com que o atendimento também evolua.
Um diagnóstico bom facilita um tratamento adequado. O trabalho depende ainda de equipamentos que são vendidos a preços muito elevados, mas felizmente nossos serviços e hospitais têm conseguido fazer com que toda essa evolução possa acontecer aqui no estado - comentou.

Além das aulas, os visitantes puderam conhecer equipamentos, experimentar e ouvir de especialistas os diferenciais de grandes marcas fabricantes. A feira reuniu 25 empresas entre expositores e patrocinadores. O presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola, fez um balanço positivo do encontro.

- Os profissionais e as empresas ficaram muito satisfeitos. Conversei com alguns expositores e eles disseram que estiveram com volume bom de visitantes e a expectativa de negócios foi muito boa - disse.

A XXII Jornada Gaúcha de Radiologia e X Jornada Sul de Radiologia foram realizadas no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael. De 6 a 8 de setembro de 2012, haverá o Congresso Brasileiro de Radiologia, em Brasília (DF).

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581