.
 
 
Tecnologia de ponta para recuperar a audição
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/07/2012

Tecnologia de ponta para recuperar a audição

Em cirurgia inédita na Instituição, equipe da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realiza implante coclear em paciente de 24 anos que tinha perdido a audição

Na tarde da última sexta-feira 13 de julho de 2012, uma equipe multidisciplinar do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, liderada pelo Dr. Maurício Miúra e integrada por José Faibes Lubianca Neto, Geraldo Druck Sant’Anna, Patrícia Ogando, Renata Loss Drummond, Chenia Blessmann, Lisandra Biolo e Maria Elisa Luce Braga, realizou um implante coclear num paciente masculino de 24 anos, portador de uma doença chamada otosclerose, com evolução muito desfavorável, que o levou à perda da audição. O paciente teve alta no dia seguinte em ótimo estado. Esta é a primeira vez que este tipo de cirurgia avançada é feita na Santa Casa de Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, além da Santa Casa, apenas o Hospital de Clínicas realiza esse procedimento.

“O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia que é inserido dentro da cóclea, isto é, o ouvido interno”, informa o Prof. Dr. Geraldo Druck Sant’Anna, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa. Ele explica que o implante coclear estimula eletricamente as fibras nervosas do nervo auditivo, possibilitando que a área auditiva do cérebro decodifique esses sinais, permitindo que o paciente volte a ouvir.

O implante coclear é indicado para pacientes de qualquer idade com surdez severa ou profunda, que tenham mau resultado com os aparelhos auditivos convencionais. “Crianças que nascem surdas são candidatos potenciais para receberem o implante coclear”, diz o Dr. Maurício Miúra.

Nessa primeira etapa, a Santa Casa está realizando esse procedimento para clientes particulares e para convênios, pois o procedimento está previsto no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). “Estamos realizando os primeiros contatos para conseguir que o SUS também autorize o implante coclear para seus beneficiários”, informa o Dr. Geraldo Sant’Anna.

Foto:
Ilustração do funcionamento do implante coclear.
Banco de imagens Santa Casa  


Autor: Ivo Stigger
Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581