.
 
 
Maior laboratório farmacêutico público do Brasil participa do 29º Congresso Gaúcho de Municipios
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/06/2009

Maior laboratório farmacêutico público do Brasil participa do 29º Congresso Gaúcho de Municipios

Mais de 6 milhões de medicamentos foram repassados para o Rio Grande do Sul

O maior laboratório público de medicamentos do País, a Fundação para o Remédio Popular (FURP) participa do 29º Congresso Gaúcho de Municípios, que será realizado de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS)

A FURP atua em mais de três mil cidades brasileiras atendendo cerca de cinco mil clientes, entre secretarias de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações. O laboratório, que está completando 35 anos este ano, é vinculado a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Sua produção atual é de aproximadamente 1,8 bilhões de unidades farmacêuticas por ano, entre 80 itens, como antibióticos, antiretrovirais, antihipertensivos, dermatológicos, imunossupressor e medicamentos para tratamento de diabetes e saúde mental. Com 40 mil metros quadrados de área construída e mais de mil funcionários, está localizada no município de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Atuação da FURP no Rio Grande do Sul

Entre o ano de 2008 e maio de 2009, mais de 6 milhões de unidades farmacêuticas foram repassados para o Estado do Rio Grande do Sul. Os medicamentos mais procurados pelos gaúchos são para tratamento de hipertensão (Captopril), hipertensão arterial e arritmias (Propranolól), os usados como diurético (Hidroclorotiazida), os antidiabéticos, não insulino dependentes (Glibenclamida) e os medicamentos imunossupresssores como (Azatioprina), utilizados em pacientes submetidos a transplantes.

Novidades

Em 2008, a FURP inaugurou sua Fábrica de Produtos Especiais, responsável pela produção de medicamentos de uso controlado, psicotrópicos, antibióticos e os usados para tratamento de infecções, Tuberculose e Hanseníase. Possuí cerca de dez mil metros quadrados e capacidade total de produzir até um bilhão de unidades farmacêuticas por ano.

Ainda nesse semestre haverá a inauguração da nova fábrica de Américo Brasiliense, na região de Araraquara (SP). Com nível tecnológico alinhado aos melhores laboratórios do segmento do Brasil, a unidade ocupará uma área de 26 mil metros quadrados e terá capacidade de produzir 21,6 milhões de ampolas e 1,2 bilhão de comprimidos por ano quando estiver em total funcionamento. A expectativa é que até 2010 a unidade esteja produzindo comercialmente.

Dose Certa

É o Programa de Assistência Farmacêutica Básica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que consiste no fornecimento de medicamentos para os municípios do Estado. Desde 1995, quando foi implantado, o Dose Certa já dispensou gratuitamente mais de 14 bilhões de unidades farmacêuticas. Entre os medicamentos – que cobrem a maioria das doenças com maior incidência - estão analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatório, vitaminas, pomadas e medicamentos para tratamento da hipertensão.


Farmácia Dose Certa

Criadas em setembro de 2004, pelo Governo do Estado de São Paulo, para ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa, as Farmácias Dose Certa já dispensaram nesse período mais de 106 milhões de unidades farmacêuticas até dezembro de 2008. Nas farmácias, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso (estações do Metrô, da CPTM, de ônibus, hospitais e ambulatórios), são distribuídos gratuitamente cerca de 67 tipos de produtos. As farmácias são da Secretaria de Estado da Saúde e operacionalizadas pela FURP.

FURP EM NÚMEROS

Inauguração: 9 de março de 1974
Área construída: 40 mil metros quadrados (Guarulhos)
Portfólio: cerca de 80 medicamentos
Produção: 1,8 bilhões de unidades/ano
Funcionários: 1.200
Clientes: aproximadamente 5 mil
Programa Dose Certa: 14 bilhões de unidades distribuídas.
Farmácias Dose Certa: 21 postos que distribuíram até dezembro de 2008, mais de 106 milhões de unidades

Confira outras matérias

Entra em vigor legislação sobre propaganda de medicamentos
Confira as principais mudanças

 

Produtos suspensos
Entre a lista divulgada pela Anvisa, encontram-se alguns cosméticos. Confira!

 

Cresce número de hipertensos resistentes aos medicamentos
O acentuado crescimento da obesidade nas últimas duas décadas fez surgir uma nova categoria de pessoas hipertensas


Autor: Carlos Prado
Fonte: Fundação para o Remédio Popular - FURP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581