.
 
 
Ministério divulga novo material sobre a Influenza A (H1N1) para profissionais da saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/06/2009

Ministério divulga novo material sobre a Influenza A (H1N1) para profissionais da saúde

Conteúdo multimídia aborda assuntos como sintomas, prevenção, transmissão do vírus e encaminhamento dos casos de gripe suína

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS) acaba de disponilizar aos profissionais de saúde uma série de materiais para capacitação sobre a gripe A (H1N1).

O conteúdo multimídia sobre a doença está publicado no hotsite da Influenza A (H1N1). Acesse aqui.

Os vídeos educativos abordam as formas de contágio, sintomas, uso de equipamento de prevenção individual, higienização das mãos e coleta de amostras para diagnóstico.

O material estará disponível para os profissionais dos portos, aeroportos e fronteiras; dos hospitais e laboratórios de referência; das equipes de saúde da família (ESF); das centrais de regulação; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao todo, o material aborda três temas prioritários.

O primeiro foco dos textos, áudios e vídeos será as formas de interrupção da cadeia de transmissão do vírus da Influenza A (H1N1). São medidas como lavar as mãos e usar luvas e máscaras. O segundo assunto será a detecção e o encaminhamento dos casos. Como os sintomas da Influenza A (H1N1) são semelhantes ao da influenza comum, os médicos aprenderão a levar em conta aspectos epidemiológicos, como a procedência do paciente. A terceira e última etapa do treinamento será o tratamento dos casos, na hipótese de a doença ser diagnosticada.

O conteúdo foi produzido pelos Núcleos do Programa de Telessaúde Brasil, distribuídos em diferentes estados. Em São Paulo, o trabalho foi realizado pela equipe da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP); em Minas Gerais, pela Faculdade de Medicina da UFMG; e no Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo foi facilitar o acesso as informações por meio da Rede do Telessaúde Brasil (RUTE/RNP) e divulgar o Protocolo de Procedimento para Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1), elaborado pelo Gabinete Permanente de Emergência para o Enfrentamento da Influenza A (H1N1).

UNIVERSIDADE ABERTA - O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Campos, adianta que a interface do governo federal com os profissionais de saúde será por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), para atender às necessidades de educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) com uso de ferramentas e tecnologias interativas. Francisco Campos explica que todas as informações são baseadas no Protocolo de Procedimentos publicado pelo MS no Portal Saúde. “Vamos traduzir as diretrizes e protocolos estabelecidos pelo governo federal num conteúdo educacional de fácil acesso”, afirma o secretário.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) já manifestou apoio ao projeto do Ministério. Em maio, o ministro José Gomes Temporão enviou carta aos médicos de todo país com pedido de apoio e engajamento no combate à Influenza A (H1N1). Com a mensagem, alertou a categoria sobre a necessidade de estar alerta e de se atualizar sobre como fazer o diagnóstico e encaminhar possíveis casos suspeitos para centros onde o paciente poderá receber tratamento.

Para tanto, os profissionais foram aconselhados a visitar o site do Ministério da Saúde regularmente, onde podem encontrar todas as informações importantes para o momento. A carta foi encaminhada por meio dos conselhos de medicina (federal e regionais), sindicatos e associações médicas. Atualmente, apenas o CFM possui 348 mil profissionais associados.
 

Confira mais a respeito

Frio é decisivo para que gripe suína se espalhe em países vizinhos do Brasil
Segundo especialistas, o clima influencia o alastramento do vírus Influenza (H1N1)

Tire suas dúvidas sobre o risco e a prevenção da nova gripe
Conheça os sintomas, como ocorre o contágio e como evitá-lo

Proteção no rosto é eficaz para prevenir a gripe suína
Estudo indica que máscaras são até 98% eficazes


Autor: Redação
Fonte: ABN NEWS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581