.
 
 
Dia contra Hepatites terá teste rápido e vacina na Redenção
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/07/2012

Dia contra Hepatites terá teste rápido e vacina na Redenção

População também será orientada sobre prevenção e tratamento

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, neste sábado, 28, será assinalado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com uma campanha, das 10h às 17h, no Parque da Redenção (em frente ao Monumento ao Expedicionário). Estarão à disposição testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, e vacinas para quem fizer o teste e tiver resultado negativo.

Médicos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Hepatites Virais do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) estarão no local para esclarecimentos sobre o exame, as doenças, vacinação e tratamento. A campanha será realizada também, no mesmo horário, no Hospital Parque Belém (avenida Oscar Pereira, 8.300, bairro Belém Velho).

O teste rápido de hepatites, com resultado pronto em 15 minutos, já é oferecido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro), onde são feitos diagnósticos rápidos também de vírus HIV (transmissor da aids) e sífilis. A diferença, na investigação de hepatites, é que o resultado, quando positivo, precisa ser confirmado por exame de sangue convencional.

Quem fizer o teste rápido no Parque da Redenção e tiver a constatação de hepatite B ou C receberá encaminhamento para avaliação definitiva. Se o exame de sangue comprovar a presença de hepatite, será orientado para acompanhamento no SAE do Hospital Presidente Vargas. Estarão também na Redenção representantes das organizações não-governamentais (ONGs) Hepatchevida, Força e Vida, Astraf e Via Vida, que prestam auxílio a pacientes com hepatites.

Serviço especializado - O SAE em Hepatites Virais do HMIPV é o primeiro ambulatório do país mantido por governo municipal para assistência a todas as necessidades de portadores de hepatites crônicas em um mesmo local. Desde que foi aberto, em 8 de março, com uma equipe de oito médicos, já atendeu 660 pessoas com hepatite C, 69 com hepatite B e 35 infectadas com hepatites e HIV. São oferecidas, em média, 300 primeiras consultas por mês e 600 consultas de retorno. Para ser atendido, o paciente precisa ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família, depois de consultar com clínico geral. O SAE realiza também biópsias de fígado e endoscopia digestiva.

A partir de agosto, o serviço terá também um Centro de Administração e Monitorização de Medicação Injetável (Cammi), com farmacêutico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissional administrativo. A equipe de médicos do SAE passará a ter ainda um infectologista e um gastropediatra, para atender crianças portadoras de hepatite crônica.

Diagnósticos - Porto Alegre tem em torno de 25 mil portadores de hepatite C. Mais de 20 mil não estão em tratamento, segundo o gastroenterologista Eduardo Emerim, coordenador do Programa de Hepatites Virais da SMS. Conforme a Equipe de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), são diagnosticados em média, na Capital, 1,2 mil casos de hepatite C por ano e 300 de hepatite B. Em 80% dos pacientes, a hepatite C torna-se crônica e, em 30%, tende a evoluir para cirrose hepática. Há também o risco de avançar para câncer de fígado.

Para se prevenir contra hepatites, é importante manter relações sexuais seguras (com uso de preservativo), não se submeter a transfusões de sangue em locais não credenciados pelos órgãos de saúde e não utilizar serviços de tatuagens ou colocação de piercings antes de conferir se são realmente confiáveis. Agulhas e utensílios pessoais, como cortadores de unhas e barbeadores, nunca devem ser compartilhados.

Não existe vacina contra hepatite C. Para se proteger contra a hepatite B, todo usuário do SUS em Porto Alegre pode se vacinar gratuitamente nos postos de saúde. A imunização só é eficaz com aplicação de três doses. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Guilherme Santos - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581