A ‘Interamerican Heart Foundation’ – IAHF vai premiar a melhor matéria publicada sobre “A Interferência da Indústria do Tabaco na Implementação da CQCT, a Convenção quadro para o Controle do Tabaco”. O documento já foi assinado por cerca de 90% dos países. No Brasil, o concurso está sendo divulgado pela Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.
O diretor da SBC, Carlos Alberto Machado, explica que a participação brasileira é importante porque “nenhum País do mundo conseguiu reduzir tão rapidamente o uso do tabaco como o Brasil. “As iniciativas brasileiras para o controle do tabaco, proibição da propaganda, limitação dos sabores aditivados que visam aumentar o número de fumantes já implementados por aqui estão sendo copiados por outras nações”, diz.
Carlos Alberto explica que podem concorrer matérias veiculadas em jornais, revistas, rádio, televisão e sites da internet divulgadas entre 1º de julho de 2011 e 31 de agosto de 2012 e, para cada categoria, será oferecido um prêmio de US$ 1.000,00 e uma premiação adicional para o vencedor entre as categorias. As inscrições se encerram em 31 de agosto e as regras para o concurso estão no site - clique aqui.
O diretor da SBC explica que a iniciativa tem o apoio da ‘Tobacco Free Chile’, da ‘FIC Argentina’, da ‘Corporate Accountability Internacional Colombia’ e da ‘Campanha for Tobacco Free Kids’, dos Estados Unidos, além do apoio brasileiro.
O motivo dessa multiplicidade de apoios é o fato da América Latina registrar várias centenas de milhares de mortes anuais devido a doenças cardiovasculares causadas pelo uso do tabaco. O concurso é a forma da IAHF mostrar sua gratidão aos jornalistas do Continente que, com suas reportagens e entrevistas ajudaram seus países a implementar a ‘Convenção Quadro para o Controle do Tabaco’. A CQCT foi primeiro tratado de saúde pública da história e que tem sido combatido pela indústria do fumo a qual, diante do fato de que milhões de fumantes estão abandonando o vício, investem no cigarro com sabor na tentativa de conquistarem novos adeptos do tabaco nas faixas mais jovens da população.