.
 
 
Marcação eletrônica de consultas chega à atenção primária
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/08/2012

Marcação eletrônica de consultas chega à atenção primária

Informatização da rede torna mais ágeis e eficientes os serviços de saúde

O agendamento eletrônico de consultas, utilizado desde janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para marcação de atendimentos por médicos especialistas e para internação hospitalar, começa a ser implantado também na atenção primária. O lançamento foi feito na última sexta-feira, 3, às 9h, na Unidade de Básica de Saúde (UBS) Bananeiras (avenida Aparício Borges, 2494), que será a primeira a usar o sistema.

Com a inovação, os usuários não precisarão mais comparecer ao local no início da manhã para agendar consultas. Poderão fazer isso durante todo o dia, o que vai evitar a formação de filas e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Toda a população da área de cobertura da unidade será cadastrada no sistema. Gradativamente, o procedimento será estendido a todas as unidades básicas de saúde.

A marcação eletrônica de consultas na atenção primária faz parte do processo de informatização, iniciado em 2011, e que está interligando toda a rede municipal de saúde - incluindo hospitais e serviços conveniados e a conexão também com a rede estadual. Estão conectadas ao sistema informatizado 114 unidades de saúde, correspondendo a 65,89% do total, quando a média brasileira é de 15%. Antes do início da implantação, apenas 26 unidades estavam interligadas.

Regulação - Porto Alegre é a primeira cidade a operar o gerenciamento de serviços de saúde de forma vinculada aos sistemas da rede de prestadores de atendimentos. O número de regulações de leitos hospitalares pela SMS chegou a 69.619 no ano passado. Em 2010, foram 2.616.

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2011 (3.982 leitos regulados) com o mesmo período deste ano (6.369), foi registrada ampliação de 63%. Considerando apenas leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), o aumento de regulações chegou a 360,71% em relação a 2011.

Hoje, a SMS regula 2.333 leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) - o equivalente a 44% de um total de 5,8 mil. Agora em agosto, passarão a ser regulados os leitos disponíveis para o SUS nos hospitais de Clínicas de Porto Alegre, São Lucas da PUCRS e Instituto de Cardiologia, entre os que ainda faltavam para regulação de 100% dos leitos. Para os beneficiários do SUS, isso significará maior equilíbrio entre a oferta e a procura de vagas de internação nos hospitais.

No caso das primeiras consultas especializadas, estão sendo reguladas 90%, o que torna possível a redução crescente das filas de espera. Nas subespecialidades, 80% das consultas já são aguardadas por uma média de 30 dias. Uma operação piloto que está sendo feita com o Hospital de Clínicas prepara o sistema para regular em breve também as consultas de retorno. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - SMS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581