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Agendamento eletrônico substitui fichas em consultas
 
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06/08/2012

Agendamento eletrônico substitui fichas em consultas

Esta primeira experiência de marcação eletrônica de consultas na atenção primária em saúde se estenderá, gradativamente

Desde a última sexta-feira, 3, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bananeiras (avenida Aparício Borges, 2494) não passam pela busca de fichas para serem atendidos. As consultas têm agora agendamento eletrônico, que pode ser feito durante todo o dia. Também não há mais um número limitado de atendimentos. Todas as pessoas que procuram a unidade são acolhidas. Se a necessidade for de consulta, é feita a marcação. E todos os casos que possam ser resolvidos sem que seja preciso passar pelo médico recebem encaminhamento. O certo é que, daqui para a frente, ninguém sairá sem ser ouvido pela equipe.

Toda a população da área de cobertura da UBS Bananeiras será cadastrada. Esta primeira experiência de marcação eletrônica de consultas na atenção primária em saúde se estenderá, gradativamente, a todas as 55 UBS e 88 Unidades de Saúde da Família (USF). Inicialmente, estão sendo preparadas para operar desta forma mais dez unidades, em diferentes regiões da cidade.

Dignidade e confiança - A inovação faz parte do processo de informatização, iniciado em 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que está interligando toda a rede municipal de saúde - incluindo hospitais e serviços conveniados e a conexão também com a rede estadual.

“De nada adianta ofertar serviços se o foco não estiver no cidadão e em ouvir as suas necessidades. Aqui, já não falamos mais de distribuição de fichas, mas de uma equipe preparada para uma mudança conceitual de atendimento à população, para trazer mais dignidade e confiança aos usuários, que serão cada vez aproximados da unidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, durante o lançamento do novo sistema.

Foi reforçado também pelo secretário que não se trata apenas de instalar equipamentos e tecnologia, mas de promover uma nova lógica de atendimento, mais qualificado e humanizado, com fluxo reestruturado e equipes treinadas para isso. “Estamos organizando uma nova maneira de entendimento do que a população necessita e de como poderemos melhor atendê-la”, enfatizou. “A informatização é o que vai permitir que esse processo se perpetue e que os usuários sejam sistematicamente acompanhados pelo sistema eletrônico.”

Satisfação e orgulho - Em nome do Conselho Municipal de Saúde (CMS), órgão responsável pelo controle social da gestão da saúde pública, o conselheiro Gilmar Campos disse que testemunhar um avanço como este dando certo é motivo de satisfação e de orgulho. “Está se realizando com isso o sonho de não se ter mais filas”, destacou.

“Não estamos desencaixotando fichas do papel para encaixotar no computador, mas fazendo uma transformação no acolhimento, para que todos os usuários sejam ouvidos. A verdadeira diferença está no atendimento humanizado e qualificado”, frisou a gerente distrital de Saúde da região Partenon-Lomba do Pinheiro, Vânia Frantz. “O projeto é de modernização e informatização, mas, principalmente, de qualificação na atenção em saúde”, observou a coordenadora da Inforede da SMS, Gladis Jung.

Para o conselheiro local de Saúde da UBS Bananeiras, José Jaime Sírio, a melhoria dos serviços trará como resultado maior “a satisfação final do usuário”. Segundo a coordenadora da unidade, Maria Cristina Loss, o contentamento de quem procura a UBS já foi constatado desde os primeiros atendimentos pelo novo modelo, o que é compartilhado também pela equipe, que agora tem mais facilidade para desenvolver o trabalho.

Mais dois instrumentos tecnológicos para agilizar o acesso aos serviços estão sendo desenvolvidos pela SMS. Um deles é um link que será colocado à disposição na página da Secretaria na Internet, para que os usuários façam seu pré-cadastramento nas unidades. O outro será para possibilitar que as pessoas acompanhem via online as informações sobre os agendamentos de suas consultas ou de exames.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Divulgação

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