
O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, e o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, realizaram na última segunda-feira uma vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Zona Norte, na Capital. Após a verificação, o prédio foi liberado pelo Governo do Estado e formalmente entregue ao município, responsável pela colocação de móveis e equipamentos.
A partir da visita, que teve a participação de técnicos das secretarias estaduais de Saúde e de Obras Públicas, será elaborado um documento contendo a relação de pendências na obra para providência imediata.
As UPAs 24 Horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares, e a estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).
A UPA Zona Norte será referência para a população do eixo da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia e arredores, estimada em 300 mil pessoas, e terá capacidade média para realizar 450 atendimentos por dia. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) gerenciará os recursos humanos. O Rio Grande do Sul já conta com cinco UPAs em funcionamento.