.
 
 
Brasil inaugura 1º laboratório público da América Latina para analisar tabaco
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/08/2012

Brasil inaugura 1º laboratório público da América Latina para analisar tabaco

Objetivo é reduzir doenças relacionadas ao fumo

A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) inauguram, na última segunda-feira (13), o Laboratório de Tabaco e Derivados (LATAB). Este é o 6º laboratório público no mundo e o 1º da América Latina voltado exclusivamente para análises de produtos derivados do tabaco. O objetivo é reduzir os impactos da epidemia tabagista e das doenças ao fumo.

Também será firmado um memorando de entendimentos entre o " The Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau of the United States Department of the Treasury" (TTB)- Laboratório de Tabaco do Tesouro dos Estados Unidos e a Anvisa com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para a troca de informações e experiências na área de análises de produtos derivados do tabaco. O TTB possui laboratórios altamente qualificados na área e tem grande experiência no campo da química analítica de produtos derivados do tabaco. A cooperação prevê também testes interlaboratoriais, entre outras ações.

Entre as principais atividades do laboratório estão o desenvolvimento de novas metodologias para determinação de compostos de interesse biológico (tóxicos) nos produtos derivados do tabaco; avaliação das tecnologias empregadas nos produtos derivados do tabaco e a realização de pesquisas analíticas quanto à composição destes produtos.

Além disto, o laboratório vai subsidiar novas regulamentações, principalmente no que diz respeito a regulação dos componentes da fumaça e dos aditivos utilizados na manufatura, em especial aqueles empregados para atrair crianças e adolescentes, potencializar os efeitos da nicotina e mascarar a poluição tabagística ambiental. Outras atividades que serão desenvolvidas são a qualificação e capacitação de mão-de-obra na área de controle do tabaco, bem como a incorporação de novas metodologias no campo do controle do tabaco.

A Anvisa investiu cerca de R$ 4 milhões na implementação do laboratório, que tem 173 metros quadrados e contará com uma equipe de 15 pessoas (três servidores da Anvisa e os demais do INT). 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Instituto Nacional de Tecnologia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581