.
 
 
Governo reforça ações para prevenção de acidentes tóxicos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/08/2012

Governo reforça ações para prevenção de acidentes tóxicos

Crianças são as principais vítimas de intoxicação

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) alerta à população sobre os riscos de intoxicação quando da manipulação ou contato com materiais, animais e objetos do cotidiano. O aviso reforça as ações desenvolvidas pelo Governo gaúcho para marcar o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, que acontece na próxima segunda-feira (20).

Administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, o CIT/RS, chama a atenção para para alto volume de pedidos de auxílio, principalmente pelo telefone de emergência 0800 721 3000. São milhares de pessoas que se intoxicam anualmente no RS.

Crianças menores de dez anos são as principais vítimas desse tipo de ocorrência. No período de 2005 a 2011 foram atendidos pelo Centro mais de 43 mil casos de intoxicação em crianças nesta faixa etária. Isso representa 32% de todo o atendimento realizado pelo CIT/RS no período.

Em sua maioria, os acidentes são consequência da ingestão ou contato acidental com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas, raticidas, plantas tóxicas e animais peçonhentos. A maioria das ocorrências se dá entro de casa e com produtos de fácil acesso, que se encontram ao alcance das crianças e que, aparentemente, não representam risco.

O Centro faz um apelo à população no sentido de tornar as casas locais seguros para as crianças. A preocupação central é com ações de segurança infantil no ambiente doméstico para a faixa etária inferior a 10 anos, privilegiando a educação, inclusive de adultos, quanto aos perigos do uso e exposição de produtos tóxicos. Cuidados simples e atenção fazem toda a diferença.

Fique Alerta:

- Guarde medicamentos, produtos químicos, saneantes, inseticidas e raticidas em locais altos e fora do alcance de crianças.
- Não deixe medicamentos em mesinha de cabeceira ou em gavetas de armários;
- Ensine as crianças a não tomarem medicamentos por conta própria, somente quando administrados por um responsável;
- Nunca compre produtos de limpeza clandestinos, que usualmente são vendidos em embalagens de refrigerantes ou outras bebidas;
- Não use as embalagens de produtos de limpeza para outros fins ou guarde esses produtos junto com alimentos;
- Frente a um acidente com animal peçonhento (cobras, aranhas, escorpiões e lagartas), nunca corte ou amarre local da picada ou contato;
- Leve o paciente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento;
- Tenha sempre a mão o número do telefone do CIT/RS: 0800 721 3000. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.
Outras informações sobre prevenção e primeiros socorros podem ser obtidas no site www.cit.rs.gov.br. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581