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A era da personalização
 
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21/08/2012

A era da personalização

Multinacional francesa lança tecnologia pioneira que analisa o código do olho

A busca pelo que é exclusivo e individual é cada vez mais intensa. Carros montados sob encomenda, jeans produzidos conforme a preferência, tiragens limitadas de produtos etc. Estamos cada vez mais na era da personalização e individualização.

Da mesma forma acontece com os avanços tecnológicos. Exigência por produtos customizados e que atendam às características próprias, individualizando o produto. O maior instrumento impulsionador foi e é a internet e as mídias sociais que, cada vez mais, potencializam o que é exclusivo, personalizado. Por isso as indústrias mantêm na pauta do dia o desafio de buscar continuamente produtos e serviços que atendam a cada um dos seus consumidores de forma particular, em oposição ao período em que tudo é fabricado em série e em larga escala.

Acompanhando esta demanda do consumidor, a multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux e do anti-reflexo Crizal, lança no Brasil uma nova tecnologia de lentes oftálmicas (lentes de grau), chamada eyecode®. Esta tecnologia possibilita analisar profundamente o olho e descobrir seu “centro de rotação” em cada individuo, utilizando-o na produção de lentes de correção visual, cada vez mais perfeitas e personalizadas, de acordo com a fisiologia de cada indivíduo.

Segundo o presidente da Essilor América Latina, Tadeu Alves, a performance de uma lente oftálmica está diretamente ligada ao seu nível tecnológico. “Com a descoberta deste código é possível produzir lentes que proporcionam visão mais precisa e sem que o usuário necessite forçar sua postura ou movimentar mais a cabeça e olhos para olhar ao redor. Além disso, possibilita também uma adaptação mais fácil, principalmente para quem usa uma lente multifocal. Para entendermos o que a mesma significa, em termos de qualidade para o usuário de óculos, podemos fazer uma analogia ao DVD. Acostumamos assisti-lo e consideramos sua qualidade de imagem a melhor possível. Em pouco tempo chegou o Blue-Ray, que passou a ser nossa referência de alto padrão de qualidade da imagem. O mesmo acontece com eyecode®”, explica.

Para se ter uma idéia mais científica, todos nós possuímos um Centro de Rotação do Olho, onde todas as direções do olhar se cruzam dento da órbita ocular. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, a localização desse Centro é única em cada indivíduo e a variação deste ponto ocasiona perda no desempenho da lente e menos precisão de visão para o usuário. Estudos clínicos indicam que o diâmetro do olho humano pode variar em mais 30% de uma pessoa para outra. “Logo, quando conhecemos a distância desse centro em relação às lentes é possível determinar a diferença de medida do centro de rotação do olho até cada ponto em particular, quando o olho percorre a lente”, afirma o médico.

De acordo com Tadeu, as medidas necessárias para a confecção de lentes com a inédita tecnologia eyecode® são o centro de rotação do olho, parâmetros de armação, medidas de distância entre os olhos, a altura da lente etc. As mesmas são obtidas através de um equipamento chamado

Visioffice®, presente em ópticas no Brasil e no mundo, que tira as medidas dinâmicas em 3D extremamente precisas por não serem mais estáticas. Essa nova tecnologia considera parâmetros dos olhos em sua forma real, em três dimensões. “Outra vantagem é que essa tomada de medidas é realizada em apenas 30 segundos, onde a postura da cabeça e o movimento dos olhos são filmados e analisados, respeitando o comportamento natural do usuário”, diz o executivo, acrescentando que as lentes fabricadas a partir dessa tecnologia podem ter até as iniciais do usuário gravadas em sua superfície. 


Autor: Ingrid França
Fonte: Contextual Comunicação

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