.
 
 
Cardiologistas promovem ações na internet pelo dia nacional de combate ao fumo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/08/2012

Cardiologistas promovem ações na internet pelo dia nacional de combate ao fumo

Um teste permite calcular o quanto um fumante gastou ao longo da vida com maços de cigarro

A Diretoria de Promoção da Saúde da Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC vai deflagrar uma ação na internet para orientar os tabagistas a largarem o fumo e os adolescentes e jovens a não darem a primeira tragada. A campanha marca a passagem pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo na próxima quarta, 29 de agosto.

A cartilha “Menos cinzas... Mais verde! Reduzindo bitucas... Sanvando vidas!” foi desenvolvida pela SBC e está disponível para download no portal no seguinte link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_tabaco_2012.pdf. “Lá é possível obter informações em linguagem didática com muita ilustração”, explica o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC, Márcio Gonçalves de Sousa.

O folheto traz, pela primeira vez, os riscos ecológicos envolvidos no ato de fumar. O consumo de 20 cigarros por dia é responsável pela morte de uma árvore a cada 15 dias. O ato de jogar bitucas no chão, mar e rios pode resultar na morte de animais silvestres e aquáticos, que ingerem os restos de cigarro, achando que são alimentos.

Segundo a OMS, o cigarro é responsável por 10% dos incêndios levando a mais 300 mil mortes todos os anos no mundo. “Aqui no Brasil estamos em um período de seca e os fumantes precisam deixar de fumar e não jogar as bitucas no mato”, lembra o cardiologista. O plantio do tabaco traz ainda poluição de ar, água e solo pelas substâncias químicas e tóxicas usadas no cultivo, além do envolvimento de crianças nas lavouras que, ao auxiliar os pais, sofrem com graves quadros de intoxicação.

A cartilha orienta que a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas, incluindo a acetona, o monóxido de carbono e o arsênico e alerta para os riscos do Naguirlé. “Isso ‘virou moda’ e é pior do que o próprio cigarro. A água do Naguirlé não filtra as toxinas presentes no tabaco e o fumante ingere a quantidade de até 100 cigarros em uma sessão”, conta o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC. O folheto tem mensagens positivas sobre vida saudável e os benefícios para quem deixou de fumar.

O fumo é considerado pela OMS como a terceira causa de mortes evitáveis no mundo e o problema é mais grave nos ambientes fechados, onde um único fumante faz com que a fumaça cancerígena afete vários não fumantes. “Pesquisas recentes indicam que fumantes passivos tem 30% mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que quem não foi exposto ao fumo, além de maior propensão à asma, redução da capacidade respiratória e 24% a mais possibilidade de enfartar”, diz o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado.

No portal da SBC, www.cardiol.br, um teste permite calcular quanto um fumante gastou ao longo da vida comprando maços de cigarro. Uma pessoa fumando há 10 anos, por exemplo, desembolsou R$ 9.360,00. O link do teste é o http://prevencao.cardiol.br/testes/tabagismo/calculocigarro.asp 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação – SOCESP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581