.
 
 
Pediatras aderem à campanha de prevenção a acidentes com crianças no trânsito
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2012

Pediatras aderem à campanha de prevenção a acidentes com crianças no trânsito

Evento realizado na manhã desta quarta-feira reuniu autoridades no assunto e entidades médicas

Com o foco na prevenção e conscientização dos pais e responsáveis a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul aderiu à campanha de prevenção a acidentes no trânsito com crianças. O assunto foi abordado na abertura do II Seminário de Segurança no Trânsito RS, realizado na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O responsável pelo comitê de segurança da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Danilo Blank, fez uma analogia da importância de, assim como em vacinas, trabalhar com a prevenção.

- É como se fosse uma "Vacina" preventiva. Só que diferente das outras, não tem uma forma ainda injetável que garanta que a conscientização entre na cabeça das pessoas. Por isso precisa uma dose muito grande de reforço e tem que ser repetido e enfatizado - disse.

O médico acrescenta que o trabalho da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul é constantemente sensibilizar os pediatras a enxergarem o trânsito como um fator de risco orientando as famílias em relação ao transporte seguro das crianças no automóvel.

- Todo pediatra sabe que o trânsito é um fator de risco significativo para saúde da criança e do adolescente. Em alguns casos, infelizmente, tira as vidas ou causa sequelas para sempre - completou.

Hoje a orientação é que as crianças viajem no banco traseiro até os 13 anos de idade e com o dispositivo adequado ao seu tamanho, desde o recém-nascido até o adolescente. De acordo com dados do Datasus/Ministério da Saúde, 40% do total das hospitalizações da faixa de 0 a 14 anos são decorrentes de acidentes de trânsito. Na faixa de 5 a 9 anos de idade o número de mortes pela mesma razão estão em primeiro lugar com 47% seguido de queimaduras e quedas.

A iniciativa da Amrigs conta com o apoio do Hospital da Criança Santo Antônio. A ONG Vida Urgente também participa da mobilização. A campanha faz parte do projeto "Acorde para a Vida", lançado em 2011 com a inauguração de um Totem em frente à sede da entidade que conta o número de mortes por acidentes de trânsito no país. Após o seminário o grupo fez um trabalho de conscientização e entrega de panfletos na sinaleira localizada em frente a Amrigs, na Avenida Ipiranga.

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581