.
 
 
Centro de operações monitora questões de saúde na Expointer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2012

Centro de operações monitora questões de saúde na Expointer

No local é feito o levantamento dos atendimentos dos serviços de saúde e análise de riscos detectados pelas inspeções sanitárias

Com o objetivo de monitorar todas as ocorrências de saúde na edição deste ano da Expointer, o Governo do Estado montou um Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (CIOCS). No local é feito o levantamento dos atendimentos dos serviços de saúde (dentro do Parque, Samu, hospitais), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias. Até a última quarta-feira (29), já foram registrados 193 atendimentos médicos, nenhum de maior gravidade. A ação é desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde como evento teste para a Copa do Mundo de 2014.

Grande parte dos casos (46%) foram entre pessoas que estavam trabalhando na Expointer. Dentre os motivos dos atendimentos, 15,5% foram devido a traumas e 13% devido à crise hipertensiva. A faixa etária predominante é dos20 a59 anos, correspondendo a 78%, enquanto 63% eram homens. Serão ainda divulgados novos balanços nesta sexta-feira (31) e um final sobre o evento no último dia de exposição (domingo).

Dentre as ações de fiscalização até o momento em 160 nos estabelecimentos de alimentos, em 12,89% foram identificadas situações de risco sanitário.

Desses, os mais comuns foram: problemas no controle de conservação de tempo e temperatura dos alimentos (19,2%); problemas no cozimento dos alimentos de forma a garantir a segurança para consumo (15,1%); problema de abastecimento de água potável (12,3%) e problemas de matérias-primas e ingredientes sem procedência comprovada (11,6%). Além disto estão sendo coletadas amostras de alimentos para o programa estadual de monitoramento da qualidade sanitária de alimentos no pavilhão da Agroindustria Familiar para análise pelo Laboratório Central do Estado (LACEN/RS).

Também estão sendo realizadas ações de fiscalização por meio de Barreira Sanitária noturna, instalada desde o início de funcionamento da feira para verificação dos produtos que entram no Parque, como alimentos, saneantes, medicamentos, etc. Foram inspecionados até agora 215 veículos, e as irregularidades mais frequentemente verificadas foram transporte de alimentos de origem animal em veículo inadequado e em temperatura inadequada.

A ideia é utilizar a feira de Esteio como preparação da vigilância em saúde para eventos de massa, colocando em prática o que se planeja para a época do torneio, que terá como uma das sedes Porto Alegre e outras sete cidades candidatas a receberem delegações de outros países. Acontecimentos desse porte demandam uma preparação por porte dos gestores que busque evitar que a aglomeração e circulação de pessoas e animais possa ser ambiente para a disseminação de doenças infecciosas, além dos riscos de traumas e acidentes, intoxicações alimentares e hídricas e acidentes de trabalho.

Como parte desse teste à Copa do Mundo, a SES está recebendo representantes dos onze estados que receberão os jogos do torneio e mais quatro observadores da Fifa. Ao todo, serão aproximadamente 150 profissionais envolvidos com a Exposição, entre profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e outros departamentos da SES, da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Autor da Foto: Nândria Oliveira

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581