.
 
 
Uso de maconha pode aumentar o risco de câncer de testículo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/09/2012

Uso de maconha pode aumentar o risco de câncer de testículo

Pesquisa sugere que efeitos da droga devem ser considerados quando ela é aplicada para fins terapêuticos em homens jovens

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos EUA, encontraram uma ligação entre o uso de maconha e um risco maior de desenvolver subtipos de câncer testicular que tendem a ter um prognóstico pior.

Os resultados sugerem que os potenciais efeitos cancerígenos da maconha nas células testiculares devem ser considerados não só em decisões pessoais a respeito do uso recreativo de drogas, mas também quando a maconha e os seus derivados são utilizados para fins terapêuticos em pacientes jovens do sexo masculino.

A líder da pesquisa, Victoria Cortessis e seus colegas examinaram o histórico de uso de drogas em 163 jovens diagnosticados com câncer de testículo e comparou-o com o de 292 homens saudáveis da mesma idade e raça / etnia.

Os pesquisadores descobriram que os homens com um histórico de uso de maconha tinham duas vezes mais probabilidade de ter subtipos de câncer de testículo chamados tumores de células não-seminoma e misto germinativas. Estes tumores geralmente ocorrem em homens mais jovens e têm um prognóstico um pouco pior do que o subtipo seminoma.

As conclusões do estudo confirmam os resultados de dois relatórios anteriores que sugeriam uma possível ligação entre o uso de maconha e o câncer de testículo.

"Não sabemos o que a maconha desencadeia nos testículos que pode levar ao câncer, embora especulemos que a droga atue através do sistema endocanabinoide, a rede celular que responde ao ingrediente ativo da maconha, uma vez que este sistema tem-se mostrado importante na formação de esperma", afirma Cortessis.

A equipe descobriu ainda que os homens com um histórico de uso de cocaína tiveram um risco reduzido de ambos os subtipos de câncer de testículo. Embora seja desconhecido como a cocaína pode influenciar o risco de câncer de testículos, os autores suspeitam que a droga mata as células produtoras de espermatozoides, uma vez que tem mostrou esse efeito em animais testados.

"Uma vez que este é o primeiro estudo em que uma associação entre o uso de cocaína e menor risco de câncer de testículo é observada, estudos adicionais epidemiológicos são necessários para validar os resultados", conclui Cortessis. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581