.
 
 
Ortopedistas farão campanha para coibir álcool e direção
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/09/2012

Ortopedistas farão campanha para coibir álcool e direção

Muitos pacientes ficam com sequelas permanentes com alto impacto no restante de sua vida e os custos dos acidentes de trânsito representam cerca de 2% do PIB do Brasil

Preocupada com a triste realidade do transito brasileiro, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT – está em campanha permanente para reduzir as mais de 42.000 mortes e centenas de milhares de feridos decorrentes de acidentes de trânsitos que ocorrem a cada ano.

O presidente da SBOT, Geraldo Motta, lembra que a ONU lançou um plano de ação com validade para 10 anos para reduzir o índice de mortalidade no trânsito em 50%, já que os acidentes são a principal causa de morte prematura e de ferimentos incapacitantes na população de jovens do mundo. O Governo brasileiro aderiu a este plano de ação e os Ministérios da Saúde e das Cidades lançaram, no dia 11 de maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida.

Até 70% dos serviços de emergência do país são ocupados por vitimas de acidentes de transito. As fatalidades e lesões do trânsito têm um alto preço físico, emocional, social e financeiro que atinge as vítimas, familiares e pessoas próximas. Muitos pacientes ficam com sequelas permanentes com alto impacto no restante de sua vida e os custos dos acidentes de trânsito representam cerca de 2% do PIB do Brasil.

Segundo Motta, cada um desses pacientes tem uma história, representa um drama pessoal e familiar. “É triste constatarmos que um acidente que causa uma amputação ou deixa um jovem paralisado para o resto da vida poderia ter sido facilmente evitado”.

O tema neste ano é a correlação do álcool com direção, que é responsável por grande número de acidentes graves. A SBOT defende a tolerância zero ao consumo de álcool e direção e que a legislação deva permitir a identificação da embriaguez por outros meios além da detecção pelo bafômetro e exame de sangue. O presidente da SBOT enfatiza a necessidade de fiscalização e em caso de comprovação de infração haja emprego firme da legislação.

O coordenador de ações institucionais da SBOT, Edilson Forlin, afirma que o interesse dos ortopedistas é a saúde da população. “Está comprovado que somente com legislação rígida, fiscalização e responsabilização cível e criminal se consegue inibir o uso de álcool associado à direção. Isto reverde em segurança ao cidadão e a sociedade”, completa.

A campanha constará de ampla divulgação pelos ortopedistas dos riscos, efeitos, lesões e incapacidades causados pelo uso de bebidas alcoólicas associados à direção e do levantamento de dados nas unidades de emergência de ortopedia envolvidos no atendimento a essas lesões. Paralelamente a SBOT defende o investimento em unidades de atendimento e de capacitação de equipes de atendimento de emergência. A evolução tecnológica leva ao desenvolvimento de novos aparelhos, recursos e métodos e para estar atualizado há necessidade de uma programação de investimentos.

A SBOT pretende apresentar dados desta campanha já no próximo Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em novembro, em Salvador. Desde já os ortopedistas pretendem divulgar o tema junto a comunidade, gestores públicos, legisladores e imprensa. “Somente com esforço de vários setores da sociedade brasileira conseguiremos mudar este quadro desolador do nosso trânsito. Todos temos responsabilidade em tornar o trânsito mais humano e com respeito a vida”, afirma o presidente da SBOT, Geraldo Motta. 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação – SOCESP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581