.
 
 
Legislação em Medicina Nuclear oferece proteção, mas prestadores de serviços são insuficientes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/09/2012

Legislação em Medicina Nuclear oferece proteção, mas prestadores de serviços são insuficientes

Apesar de avançada tecnologia, serviços estão presentes com mais intensidade em apenas quatro estados brasileiros

Com as novas exigências aprovadas em agosto de 2011, os serviços de medicina nuclear estão obrigados a cumprir um total de 354 itens, entre medidas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério do Trabalho e Emprego e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O elevado número de normas e resoluções é considerado importante pelo grau de complexidade dos serviços, segundo o especialista em medicina nuclear Adelanir Barroso, que trouxe o assunto recentemente em evento realizado pela Associação Gaúcha de Radiologia.

- O serviço de radiologia nuclear tem uma legislação extensa e complexa, mas extremamente necessária. Tem sido possível, mas ainda não do jeito que gostaríamos, influir na lógica do dia a dia dos profissionais envolvidos. Lei não se discute para aplicar, mas sim como ela deve ser - explicou.

Um dado que chama a atenção da especialidade é a alta concentração em poucos estados do país. Hoje, aproximadamente 67% dos serviços são realizados apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Apesar de estar em crescimento, existem apenas 362 médicos especializados no país. Entre os 354 itens a serem cumpridos pela legislação para estabelecimento de uma clínica especializada há 108 itens estabelecidos pela Anvisa, 38 pelo Ministério do Trabalho e Emprego e 210 pelo CNEN.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581