.
 
 
CBR 12 promove atualização dos profissionais da Radiologia na capital do Brasil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/09/2012

CBR 12 promove atualização dos profissionais da Radiologia na capital do Brasil

O evento propiciou a atualização científica, além da troca de conhecimento e de experiências entre os especialistas da área

Divulgação CBR - Johnys Júlio

De 6 a 8 de setembro, Brasília (DF) reuniu cerca de 2500 médicos e profissionais que atuam na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, no Brasil e no mundo, durante a 41º edição do Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 12). Organizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o evento propiciou a atualização científica, além da troca de conhecimento e de experiências entre os especialistas da área.

Durante a Assembleia Geral Ordinária, no dia 07 de setembro, o presidente do Conselho Consultivo do CBR, Dr. Sebastião Cezar Mendes Tramontin, fez o anúncio oficial do resultado da eleição para a nova diretoria do Colégio. A Chapa 2 – CBR para todos, que tem como presidente o Dr. Henrique Carrete Júnior, foi eleita para assumir a diretoria do CBR pelo biênio 2012/2014.

Dos 4573 associados titulares com direito a voto, 2576 participaram do pleito, ou seja, 56,3% dos eleitores. Esta foi a primeira vez em que a votação ocorreu à distância, pelos Correios, permitindo um recorde no número de votantes. Antes, a eleição era feita de forma presencial, durante o Congresso Brasileiro de Radiologia. A eleição à distância objetivou democratizar o processo eleitoral e reflete o grau de maturidade e seriedade da instituição.

Na cerimônia de abertura, o atual presidente do CBR, Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva, fez um balanço de sua gestão, agradeceu a todos que vieram prestigiar o CBR 12 e que o apoiaram nesses dois anos em que esteve à frente do Colégio. O presidente do CBR também fez um alerta e pediu a participação ativa dos médicos radiologistas para impedir a aprovação da atual redação do Projeto de Lei nº 3661 de 2012 (PL nº 3661/2012), que está tramitando na Câmara Federal e que, segundo o presidente do CBR, “é a maior guerra que a Radiologia brasileira já enfrentou”.

O PL nº 3661/2012 dispõe sobre o exercício das profissões de Técnico e Tecnólogo em Radiologia e de Bacharel em Ciências Radiológicas. O CBR desaprova vários aspectos do projeto de lei e tem divulgado e solicitado a todos os seus associados que se manifestem, encaminhando seus questionamentos aos parlamentares de todo o Brasil.

Pré-congresso

As atividades do CBR 12 tiveram início no dia 5 de setembro, com o pré-congresso, onde foram realizados o 2º Encontro Nacional dos Aperfeiçoandos e Residentes de Radiologia (Enar), um Curso Hands-on de Obstetrícia, e o tradicional Curso de Assistência à Vida em Radiologia (AVR).

Com expressivo aumento no número de participantes, o 2º Enar foi um sucesso e propiciou um espaço para que residentes, aperfeiçoandos, e até estudantes de Medicina pudessem debater e esclarecer dúvidas relacionadas ao ensino, produção científica, programas de intercâmbio, o mercado brasileiro, entre outros assuntos, com experientes professores da área.

Durante o Enar 2012, ocorreu também o lançamento do livro Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Ética, Normas, Direitos e Deveres dos Médicos Imaginologistas. A obra foi adaptada pelo assessor da presidência do CBR, Dr. Lutero Marques de Oliveira, de um livro de igual perfil editado pela Sociedade Brasileira de Patologia, e tem como base a legislação em vigor. O livro tem como objetivo recuperar a natureza ética da especialidade e oferecer subsídios para que os médicos imaginologistas possam reavaliar a relação com o paciente e os demais profissionais da saúde.

Qualidade científica

A programação principal do CBR 12 foi organizada em 18 módulos e contou com a participação de mais de 160 professores, entre brasileiros e estrangeiros. Nas palestras e sessões de discussão de casos, foram abordados de forma didática desde assuntos recorrentes na prática diária dos radiologistas até temas avançados e novidades em pesquisa científica.

Um dos destaques da programação do CBR 12 foi o primeiro curso satélite da International Cancer Imaging Society (ICIS) na América Latina. A parceria entre o CBR e a ICIS, trouxe para o Brasil os renomados professores Jay Heiken, Lawrence Schwartz e Theresa McLoud (EUA) e Matthijs Oudkerk (Holanda). Além disso, o evento teve a participação de experientes especialistas de centros oncológicos de referência no Brasil.
Além de apoiar a realização do Módulo de Oncologia – Curso satélite ICIS/CBR, a empresa Covidien Mallinckrodt também promoveu um Simpósio Satélite no dia 7 de setembro, onde doutores João Ítalo de Melo, Jay Heiken e Marcos Duarte Guimarães abordaram o tema Administração de meios de contraste em pacientes oncológicos.

Outra novidade do evento foi o primeiro módulo totalmente dedicado ao estudo do PET/CT no Congresso Brasileiro de Radiologia, onde foram discutidas as principais indicações clínicas do exame, doses de radiação, abordagem em diferentes tipos de cânceres e na área cardiológica.
Além das atividades de caráter científico, o CBR 12 também foi marcado o esclarecimento de dúvidas sobre honorários médicos e questões práticas da rotina do profissional de Medicina no módulo Defesa Profissional. No módulo Educação em Radiologia, alunos e professores puderam debater sobre o ensino da Radiologia na graduação, o treinamento e a avaliação de residentes e aperfeiçoandos, além de novas abordagens e perspectivas na preparação dos futuros médicos da especialidade.

O 42º Congresso Brasileiro de Radiologia será realizado de 10 a 12 de outubro de 2012 em Curitiba (PR).

Sessão Casos do Dia – Série CBR

Outro destaque do evento foi a Sessão Casos do Dia – Série CBR, promovida em parceria com a editora Elsevier, em comemoração ao segundo aniversário da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Série CBR). Ao longo dos três dias de evento, os participantes puderam exercitar seus conhecimentos para descobrir o diagnóstico dos casos apresentados. A cada dia, os acertadores dos 4 casos concorreram a um sorteio. Entre os prêmios estavam uma coleção completa da Série CBR, um iPad e uma inscrição para o Encontro Brasileiro de Ultrassonografia (Ebraus 2013) mais um pacote de viagem (passagens e hospedagem) e inscrição para o CBR 13.

Em dois anos de existência, a Série CBR já ultrapassou a marca de 5 mil exemplares vendidos. Até o momento, forma publicados os volumes Tórax, Gastrointestinal, Coluna Vertebral e Encéfalo. Para saber mais sobre a série acesse www.elsevier.com.br/seriecbr.

Homenagem: 20 anos da Comissão de Mamografia do CBR

Outro destaque do evento foi a homenagem realizada no dia 6 de setembro para comemorar os 20 anos Comissão Nacional de Qualidade em Mamografia do CBR. A atual coordenadora da Comissão, Dra. Linei Augusta Brolini Delle Urban, apresentou uma retrospectiva das atividades do grupo, onde foram homenageados antigos e atuais membros, que trabalham com o intuito de estabelecer parâmetros de qualidade para aumentar a detecção precoce e reduzir os índices de mortalidade pelo câncer de mama.

Segunda a Dra. Linei Urban, há mais de 20 anos o Ministério da Saúde convocou as sociedades de especialidades médicas para buscar uma solução contra a mortalidade por câncer de mama, e informou que estava decidido a comprar um grande número de mamógrafos para distribuí-los pelo Brasil, para tentar solucionar o problema. De acordo com a coordenadora da Comissão de Mama, o CBR se dispôs a fazer um levantamento dos mamógrafos disponíveis no país. No entanto, foi verificado que o principal problema era a qualidade dos exames, que muitas vezes eram revelados ou colhidos de forma inadequada.

Em 1992, na gestão do Dr. Hilton Augusto Koch como presidente do CBR, após muita pesquisa e a busca de experiências de sucesso inclusive no exterior, foi criada a Comissão Nacional de Qualidade em Mamografia, que tinha como objetivo estabelecer parâmetros de qualidade em exames de Radiologia, verificar critérios como a dosagem de radiação, a instalação de mamógrafos, assim como a apresentação clinica das imagens.

Dois anos após o início de suas atividades, a comissão atingiu 100 serviços qualificados, e, em 1996, foram registrados 600 serviços com o programa de qualidade, o que correspondia a 70% dos serviços de mamografia no país.

Em seguida, foi verificado que analisar apenas a qualidade do exame não bastava, era necessário avaliar a qualificação do profissional que fornecia o laudo. Com este fim, foi formada uma parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e com a Sociedade de Mastologia (SBM). Estas entidades participam até hoje das atividades promovidas pela Comissão de Mamografia.

O último grande marco na história da comissão ocorreu em 27 de março de 2012, quando foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria n° 530, onde Ministério da Saúde cria o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que deverá ser adotado, a partir de 2013, não só pelos serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde, mas também por toda a rede privada.

“Neste momento, nós temos que registrar que 20 anos depois daquela primeira conversa, nós temos este resultado, que eu acredito que vai trazer, para todo o país, a melhoria da qualidade [dos exames], para que nós consigamos ativar mortalidade reduzida para todos e atingir melhores índices para detecção do câncer de mama no Brasil”, declarou a coordenadora da Comissão de Mamografia do CBR. 


Autor: Redação
Fonte: Departamento de Comunicação CBR

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581