.
 
 
Hospital Samaritano de São Paulo e a Cia Athletica fecham parceria
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/09/2012

Hospital Samaritano de São Paulo e a Cia Athletica fecham parceria

Programa inédito no país incentiva prática supervisionada de atividade física para melhoria da qualidade de vida

O Hospital Samaritano de São Paulo e a rede de academias Companhia Athletica acabam de fechar uma parceria para o programa Médico Ativo. O objetivo é aproximar médicos e educadores físicos com a finalidade de combater o sedentarismo através de um sistema diferenciado para a prática de atividade física.

A proposta é que os médicos e os profissionais de Educação Física atuem em conjunto não apenas para prescrever os exercícios, mas também para modificar os hábitos dos pacientes, indicando as melhores formas de se tornar fisicamente ativo, em um programa individualizado e com acompanhamento nutricional.

Segundo o Superintendente Corporativo do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz De Luca, é a primeira vez no Brasil que um Hospital acreditado internacionalmente por sua qualidade estabelece uma parceria formal com uma rede de academias que é a primeira fora dos EUA a possuir certificação internacional pela Medical Fitness Association (MFA).

Após a realização de exames de diagnóstico e a identificação de problemas como Obesidade e Sedentarismo, por exemplo, o médico do Samaritano poderá indicar um programa inicial de atividade física de 100 dias a ser realizado na Companhia Athletica.

Através de um receituário próprio do Programa Médico Ativo, desenvolvido pela Companhia Athletica, o médico pontuará quais as melhores atividades para o paciente, como exercícios aquáticos, cardiovasculares, fortalecimento muscular, flexibilidade, relaxamento/alívio da dor, equilíbrio/prevenção de quedas e para melhorar a postura. Além disso, informará se o paciente tem alguma restrição médica que deve ser acompanhada de perto.

Para Patrícia Lobato, Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico da Cia Athletica, envolver a classe médica é fundamental. “A recomendação de exercícios físicos para combater o sedentarismo e seus agravamentos, deveria ser encarada como “remédio”, sendo parte integrante da terapêutica médica e, portanto formalizada no receituário”, completa Lobato.

A partir das informações do médico, o profissional de Educação Física, que é capacitado para orientar pacientes que possuem alguma doença crônica não transmissível, desenvolverá o programa de exercícios que melhor se adapta ao aluno. Se o paciente quiser, pode mostrar ao médico o treino por um Smartphone ou o médico pode optar por receber um relatório com a evolução do paciente por e-mail. “Dessa maneira, o paciente em acompanhamento se sente seguro e motivado para realizar as atividades”, complementa De Luca.

Ao término do período, a academia recomendará que o paciente faça uma nova consulta com o médico do Samaritano para realizar exames e verificar a melhora na qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine apontou que aproximadamente dois terços dos pacientes ficariam mais interessados em se exercitar se fossem orientados pelos seus médicos e se fossem dadas fontes de informações adicionais.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo

Com 118 anos de atividades, o Samaritano é um dos principais centros de excelência em saúde do país. É um Hospital Geral com foco em Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Medicina Diagnóstica e Terapêutica e Emergência. A excelência no atendimento à saúde foi atestada, por três vezes consecutivas (2004, 2007 e 2011) por um dos mais reconhecidos órgãos certificadores de padrões de qualidade de saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI). Em 2011 inaugurou um prédio, que compõe o Novo Complexo Hospitalar, composto por 19 andares com leitos de internação e de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, moderna Medicina Diagnóstica, novos espaços de Gastronomia e Nutrição, Centro Cirúrgico para alta complexidade, além de outras facilidades. Também conquistou a 2ª posição no Brasil do “Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas na América Latina”, da revista AméricaEconomia Intelligence.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 27 anos, atende cerca de 31 mil alunos e conta com 16 unidades em operação. Entre as unidades mais recentes estão a do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, a do Estádio do Morumbi, na capital paulistana, e a da Granja Vianna, na Grande São Paulo, inaugurada em novembro último.

É a única rede de academias com certificação de qualidade ISO 9001:2008 e a funcionar sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo). Apresenta um dos maiores parques aquáticos do País, com 23 piscinas, sendo 12 semi-olímpicas. Juntas, as unidades somam 65 mil metros quadrados.

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia o primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. Adota o sistema IN&OUT de atendimento, o que a transformou em uma referência mundial nesse quesito. Mais informações: www.ciaathletica.com.br 


Autor: Daniela Dálio
Fonte: Assessoria de Imprensa - CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581