.
 
 
Saúde baseada em evidências
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/09/2012

Saúde baseada em evidências

Saiba mais sobre o modelo de atenção à saúde que ganhou força nos anos 1990

A “saúde baseada em evidências” – ou ainda, a “medicina baseada em evidências” – é um modelo de atenção à saúde que ganhou força nos anos 1990. O número de pesquisas científicas é enorme, e o profissional de saúde precisa selecionar as que são confiáveis e úteis. Além disso, na prática clínica é preciso manter o foco no paciente – não só na doença. Portanto, é preciso encontrar resultados que se apliquem a cada paciente. Em outras palavras, a medicina baseada em evidências é um modelo sistemático para a solução de problemas clínicos que integra a melhor evidência da pesquisa com a experiência clínica e com os valores e expectativas do paciente.

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) lançaram em maio a página eletrônica de pesquisa Saúde Baseada em Evidências para os profissionais de saúde. O site disponibiliza informações acadêmicas para que os profissionais da área possam fundamentar suas decisões, fornecendo atendimento de qualidade à população.

Na página os profissionais da saúde podem acessar conteúdos científicos que irão apoiá-los na prática clínica. As informações oferecem suporte para o diagnóstico e a escolha do tratamento, entre outros procedimentos relativos a cada área de atuação. A iniciativa beneficiará cerca de 1,8 milhões de profissionais da saúde.

Segundo representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a página Saúde Baseada em Evidências apoia os profissionais em sua prática diária. Além disso, é uma ferramenta importante e necessária devido a seu caráter inovador, sendo o Brasil o primeiro país a implementá-la.

Os conteúdos estão disponíveis em seis bases de dados escolhidas pelo MS após levantamento realizado junto a comunidades de pesquisadores da área de saúde: Embase, Hospital Collection, Dynamed, Atheneu, Best Practice e Micromedex. Terão acesso ao conteúdo os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O primeiro acesso deverá ser feito pelo site do MS.

 


Autor: Redação
Fonte: Scientific

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581