.
 
 
População idosa mundial vai superar marca de 1 bilhão de pessoas em 10 anos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/10/2012

População idosa mundial vai superar marca de 1 bilhão de pessoas em 10 anos

Relatório divulgado no Dia Internacional do Idoso revela necessidade de mudanças nos cuidados de pessoas acima de 60 anos de idade

O número de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase 200 milhões nos próximos 10 anos. É o que revela um novo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) publicado na última segunda-feira (1°).

Os dados mostram que a população idosa vai superar a marca de 1 bilhão de pessoas. Em 2050, os idosos chegarão a 2 bilhões de pessoas, ou 20% da população mundial.

O novo relatório salienta que, enquanto a tendência de envelhecimento das sociedades é um motivo de celebração, ela também apresenta enormes desafios, uma vez que requer abordagens completamente novas nos cuidados de saúde, aposentadoria, condições de vida e as relações intergeracionais.

Em 2000, pela primeira vez na história, havia mais pessoas com mais de 60 que as crianças abaixo de 5. O relatório sugere que, em 2050, a geração mais velha também será maior do que a população abaixo dos 15 anos.

Segundo a UNFPA, o envelhecimento da população será mais visível em países emergentes. Hoje duas em cada três pessoas com 60 anos ou mais vivem em países em desenvolvimento. Em 2050, este número deve subir para cerca de quatro em cada cinco.

"As pessoas em todos os lugares devem envelhecer com dignidade e segurança, curtindo a vida por meio da plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. Mais ações são necessárias para oferecer isso a todas as pessoas", afirma o Diretor Executivo da UNFPA, Babatunde Osotimehin.

O relatório mostra que 47% dos homens idosos e 24% das mulheres idosas participam do mercado de trabalho ativamente. No entanto, os dados revelam que muitas pessoas idosas em todo o mundo enfrentam abuso, discriminação e violência. O relatório apela aos governos, à sociedade civil e ao público em geral para trabalhar juntos para acabar com essas práticas destrutivas e investir em pessoas mais velhas.

"O envelhecimento é um processo ao longo da vida que não começa aos 60 anos. Os jovens de hoje serão parte da população de 2 bilhões de idosos em 2050. Este relatório mostra que, com a tomada de ações agora, todos nós podemos nos beneficiar da longevidade cada vez mais no mundo em desenvolvimento, agora e no futuro", conclui Osotimehin.

Dia Internacional do Idoso

O relatório Ageing in the Twenty-first Century: A Celebration and a Challenge foi divulgado no Dia internacional do Idoso, criado desde 1990 pelas Nações Unidas.

O tema da comemoração de 2012 é "Longevity: Shaping the Future". Ele se concentra em como comportamentos saudáveis ao longo da vida podem ajudar homens e mulheres mais velhos a levar uma vida plena e produtiva e ser um recurso para suas famílias e a comunidade. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Kibae Park - UN Photo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581