.
 
 
Consumo moderado de álcool aumenta risco de arritmia cardíaca em diabéticos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/10/2012

Consumo moderado de álcool aumenta risco de arritmia cardíaca em diabéticos

Pessoas com doença cardiovascular ou diabetes que consomem bebidas alcoólicas são 17% mais propensas a ter fibrilação atrial

O consumo moderado de álcool pode aumentar o risco de fibrilação atrial entre pessoas com doença cardíaca e diabetes progressiva, de acordo com estudo da Universidade McMaster, no Canadá.

Os resultados mostram que pessoas mais velhas com doença cardiovascular ou diabetes que consumiam bebidas alcoólicas regularmente eram mais propensas a experimentar arritmia cardíaca.

A equipe, liderada por Koon Teo avaliou mais de 30 mil pessoas com histórico de doença cardiovascular ou diabetes avançada. Todos os pacientes tinham 55 anos ou mais, eram de 40 países diferentes e foram analisados entre 2001 e 2004.

A idade média dos indivíduos envolvidos foi de 66,4 anos, e 9.064 eram mulheres (29,8%). De todas as pessoas no estudo, 61,7% relataram tomar até um drinque por semana, o que é considerado baixo consumo.

Além disso, 36,6% dos voluntários relataram o consumo moderado, enquanto que 1,7% relatou consumo elevado (mais de dois drinques por dia para as mulheres, e mais de três para os homens).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo moderado de álcool para as mulheres é de até dois drinques por dia, e para homens, até três. Consumo exagerado é definido como cinco drinques por dia.

O período de acompanhamento mostrou a incidência de 2.093 novos casos de fibrilação atrial. Desses, 14,5% ocorreram em indivíduos de baixo consumo de álcool; 17,3% entre aqueles que consumiam bebidas moderadamente e 20,8% no grupo de alto consumo.

De acordo com os pesquisadores, como o consumo de quantidades moderadas de álcool era mais comum em nosso estudo (36,6% dos participantes), os nossos resultados sugerem que esse consumo aumentou o risco de fibrilação atrial em pacientes com doença cardiovascular ou diabetes.

A equipe acredita que o estudo possa levar a novas recomendações sobre os efeitos do consumo moderado de álcool para pessoas com as doenças. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581