.
 
 
Clínica São Carlos conta com equipamento de ponta no serviço de Medicina Nuclear
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/10/2012

Clínica São Carlos conta com equipamento de ponta no serviço de Medicina Nuclear

A principal vantagem do aparelho é que ele permite localizar as lesões com mais precisão

Pacientes com indicação de exame de diagnóstico por imagem para verificar o funcionamento de diferentes órgãos e sistemas do corpo, ou para detectar e tratar alguns tipos de tumores, já contam com uma tecnologia de ponta para seu atendimento. Localizada em Botafogo (RJ), a clínica São Carlos acaba de adquirir um equipamento de última geração, a Spect Gama Câmara Tomográfica, que realiza exames Spect-CT. A principal vantagem do aparelho é que ele permite localizar as lesões com mais precisão, como explica o responsável pelo serviço de medicina nuclear da clínica, o médico Carlos Fuser. “Esse equipamento permite a fusão da imagem da gama câmara com a imagem da tomografia computadorizada, unindo assim recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (Spect) e da Radiologia (CT)”, esclarece o médico, especialista em medicina nuclear pela John Hopkins University.

Fuser lembra que, ao sobrepor as imagens metabólicas às imagens anatômicas, se produz um terceiro tipo de imagem, mais precisa. Além disso, por se tratar de uma técnica não invasiva, esse tipo de exame é muito mais vantajoso, em relação a outros exames de imagem. “A partir daí, pode-se planejar o tratamento, monitorar o tempo de resposta dos recursos aplicados e fazer um melhor controle do câncer”, comenta.

De acordo com o especialista, o Spect-CT ajuda não apenas a detectar a presença de tumores, mas também avaliar o estágio em que se encontram, qual o tipo de câncer, além de permitir visualizar o grau de extensão da doença e verificar se o tumor é localizado ou já se espalhou para vários órgãos.

O médico ressalta que para realizar o exame, o paciente recebe uma dose da substância radioativa FDG, que possibilita obter imagens de corpo inteiro. “Além de possibilitar a escolha do melhor tipo de tratamento, o exame permite a visualização mais precisa do tumor maligno ou benigno e ainda ajuda a preservar tecidos saudáveis”, diz Fuser.

A gama câmara é usada em múltiplas especialidades e algumas das doenças diagnosticadas pelo aparelho são: as cardíacas (como a isquemia miocárdica), as cerebrais (como demências e epilepsia), oncológicas (como metástases ósseas, lesões hepáticas e câncer de tireoide), ortopédicas (como infecções ósseas), e ainda hipertireoidismo, obstruções e cicatrizes dos rins, refluxo gastroesofágico e sangramento intestinal.

No caso das doenças coronarianas, o Spect-CT é usado para realizar a cintilografia de perfusão do miocárdio, considerado fundamental para acompanhar pacientes com esse tipo de patologia. “O exame permite ainda analisar o risco de uma pessoa sofrer infarto ou morrer por doença cardíaca. As imagens fornecidas pelo exame são úteis no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento do paciente, e, com base nas informações, o médico pode decidir qual o tratamento mais eficaz a ser adotado, além de acompanhar a evolução do caso, o que se reflete de forma positiva sobre a qualidade de vida e a sobrevida do paciente”, conclui Fuser.

Segundo o especialista, outras duas importantes vantagens do Spect-CT é que ele oferece baixa exposição à radiação, comparada ao exame de tomografia, e a avaliação do corpo inteiro, com única dose de radiofármaco. O médico ressalta ainda que, além de tecnologia de ponta, o serviço de Medicina Nuclear da clínica conta com uma equipe médica qualificada e especializada, que se mantém disponível para a discussão dos casos mais difíceis. 


Autor: Andrea Mazilão
Fonte: SB Comunicação - Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581