.
 
 
Alunos recebem avaliação nutricional
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/10/2012

Alunos recebem avaliação nutricional

As crianças em caso de desvio nutricional receberão encaminhamento para acompanhamento

Estudantes das 34 escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino estão passando por avaliação nutricional realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até 25 de outubro, quando se encerrará o trabalho, cerca de quatro mil pequenos jovens terão sido pesados e medidos. A ação foi iniciada em 14 de setembro. (fotos)

“As crianças em caso de desvio nutricional receberão encaminhamento para acompanhamento por equipes de saúde da prefeitura, e os pais e educadores receberão orientações em grupo sobre hábitos alimentares saudáveis”, explica Annelise Barreto Krause, coordenadora do setor de Nutrição na Smed.

Ela acrescenta que desde que a avaliação nutricional foi introduzida, em 2006, os resultados vêm apontando a necessidade da qualificação da alimentação escolar, lembrando que este ano foram introduzidos no cardápio das escolas novos alimentos, como farinha e biscoito integral, pão de centeio e maior diversificação de frutas e verduras. Entre outubro e novembro, as instituições receberão arroz integral orgânico, oriundo da agricultura familiar, para experimentarem a aceitabilidade da criançada.

A Escola Municipal de Educação Infantil Vale Verde, no bairro Jardim Itu Sabará recebeu, nesta quarta-feira, 10, as visitas da nutricionista Anelise Hahn Bueno e da estagiária em Nutrição Karina Borges. Os 105 alunos, de zero a seis anos, foram avaliados. No início de novembro, o setor de Nutrição deverá estar com os dados de todas as escolas coletados compilados para posterior análise.

“Percebemos, pelos comentários das famílias, que estão satisfeitas com a introdução de novos alimentos nas refeições oferecidas, mas que, em casa, os pais têm dificuldade para manter os estudantes com alimentação saudável”, disse Carla Krause Kilian, vice-diretora da Vale Verde. Ela destaca que a avaliação nutricional está sendo levada para dentro das salas de aula, pois professores trabalham com as crianças os variados tipos de frutas que o refeitório oferece, como a carambola e o kiwi, cores, texturas, bem como a importância de uma alimentação saudável.

“Não temos casos de desnutrição aqui na nossa escola, mas de sobrepeso e risco de sobrepeso”, informa a professora, lembrando que, em 2011, foi realizada palestra intitulada ‘Conversa de adulto’, na qual a equipe do setor de Nutrição da Smed conversou com pais e responsáveis sobre a importância da alimentação de qualidade para o crescimento sadio e a aprendizagem dos pequenos. 


Autor: Eliana Ferrari Dutra
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581