.
 
 
Dieta saudável reduz risco de diabetes tipo 2 mesmo após diabetes gestacional
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/10/2012

Dieta saudável reduz risco de diabetes tipo 2 mesmo após diabetes gestacional

Estudo mostra que adotar o hábito diminui em 50% risco de ter a doença

Ter diabetes gestacional aumenta em até sete vezes o risco de uma mulher desenvolver diabetes tipo 2 anos após a gravidez. Mas, de acordo com uma pesquisa financiada pelos National Institutes of Health, nos Estados Unidos, adotar ou manter uma dieta saudável após a gravidez pode ajudar a reduzir o risco da doença. A descoberta foi publicada na versão online de Archives of Internal Medicine.

O estudo acompanhou 4.413 mulheres que haviam desenvolvido diabetes gestacional entre 1991 e 2001. Elas faziam parte do Nurse?s Health Study II. Todas preencheram questionários a cada dois anos relatando seu estilo de vida e estado de saúde. A cada quatro anos, elas também responderam questões sobre o consumo diário de vários itens alimentares.

As participantes que disseram cultivar dietas ricas em cereais integrais, frutas frescas, verduras, legumes e frutos do mar, além de limitar a ingestão de carnes vermelhas e processadas, foram as que apresentaram menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Adotar esses hábitos nos anos seguintes à gravidez diminuiu até 50% o risco de ter a doença. Ao fim da pesquisa, 491 mulheres foram diagnosticadas com diabetes.

A pesquisa mostra que mulheres que tiveram diabetes durante a gestação não estão predestinadas a ter diabetes tipo 2. Até certo ponto, portanto, é possível controlar os fatores de risco. Os pesquisadores também afirmam que uma das melhores maneiras de cultivar uma alimentação saudável é adotar a conhecida dieta mediterrânea.

Dieta mediterrânea

A longevidade das populações de países banhados pelo Mar Mediterrâneo sempre chamou a atenção de nutricionistas e nutrólogos. Adote a dieta da região, melhore a saúde e ganhe anos de vida.

Azeite

Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva é um alimento amigo do coração. Prefira a versão extravirgem, que é a mais nobre e obtida na primeira prensagem das azeitonas.

Ômega 3
Presente no atum, na sardinha e no salmão, o ômega 3 é uma gordura boa que reduz a ação nociva de compostos inflamatórios no organismo. Ele auxilia no bom funcionamento do coração, do intestino e até das articulações.

Cogumelos

Cogumelos do tipo fungi são excelentes opções de alimentos antioxidantes, cheios de vitaminas e minerais. O shitake, por sua vez, contém betaglicanas, carboidrato presente da parede celular, que reduz o colesterol ruim e melhora o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Oleaginosas

Uma porção de nozes, castanhas ou amêndoas ajuda a blindar o coração e combater o envelhecimento. Isso porque eles são ricos em gorduras monoinsaturadas e ajudam a controlar o colesterol no organismo. 


Autor: Minha Vida
Fonte: R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581