.
 
 
Prevenção do Câncer de Mama mobiliza gestores e sociedade no Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/10/2012

Prevenção do Câncer de Mama mobiliza gestores e sociedade no Estado

A incidência da doença no RS está, atualmente, em 81 para cada 100 mil mulheres

O câncer de mama, das principais causas de morte entre as mulheres, mobiliza gestores e sociedade no Estado para o Encontro de Prevenção e Controle do Câncer de Mama, no Auditório do Ministério Público, durante toda a última quarta-feira (17). O evento está inserido na campanha mundial "Outubro Rosa", movimento mundial que destaca a importância da detecção precoce deste tipo de câncer. A incidência da doença no RS, atualmente, está em 81 casos para cada 100 mil mulheres, o que representa um total de 4.450 casos por ano.

O encontro, promovido pelas Secretarias Estaduais da Saúde (SES) e da Política para as Mulheres (SPM), pretende atualizar conhecimentos dos servidores da rede pública de saúde, profissionais, integrantes de ONGs e população em geral, para os cuidados de prevenção em relação à doença e tratamento. A abertura do encontro contou com as presenças da primeira-dama Sandra Genro, da diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Fagundes, da representante da SPM Anita Kieling e do promotor Alceu de Moraes.

Sandra Genro enfatizou a importância da parceria entre o Ministério Público, Governo do Estado, Ministério da Saúde e ONGs na luta contra o câncer de mama. "É assim que vamos trabalhar e vencer este problema, assim como os demais cânceres que acometem as mulheres." Sandra Fagundes explicou que o RS, comparativamente com outros Estados do Brasil, tem bons indicadores de saúde, mas que algumas questões não melhoram e produzem acomodação da população como, por exemplo, a questão do HIV, que hoje atinge mais as mulheres jovens e pobres.

Em relação ao câncer de mama, disse Sandra, o nosso desafio, na rede pública, é o acolhimento e a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento, além de manter o tema como um alerta, para a sociedade, porque ainda é importante que seja feito, e fazer a busca ativa das mulheres na faixa dos 40 anos, que não vão atrás de atendimento. "Temos hoje predominância do sujeito consumidor, que exige a saúde como mercadoria, e não do sujeito cidadão, que a quer como um bem e um direito". No Brasil, 80% da mulheres chegam em estágios avançados da doença (entre 3 e 5), quando a cura é mais difícil.

De janeiro a julho de 2012, foram realizadas, pelo SUS, 193 mil mamografias no Estado. Em 2011, foram 316 mil. O RS conta com 124 mamógrafos que são inspecionados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), desde 2008, que os afere para avaliar se estão de acordo com os parâmetros normais de radiação.

Em parceria com o Instituto da Mama (Imama), a SES realiza 3200 exames po ano com o mamamóvel (ônibus equipado com mamógrafo). O encontro prossegue nesta tarde com os temas: Aspectos epidemiológicos e preventivosdo câncer de colo de útero; Como atingir a detecção precoce do câncer de mama no RS e os Aspectos psicológicos do Câncer na Mulher. O que é preciso saber para acolher, entre outros.  


Autor: Denise Gewehr
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581