.
 
 
Tecnologias revolucionam os tratamentos na Radioterapia do HSL
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/10/2012

Tecnologias revolucionam os tratamentos na Radioterapia do HSL

A experiência acumulada em mais de 30 anos de atividade e no atendimento a mais de 30 mil pessoas agora se soma às mais modernas tecnologias em equipamentos

O Serviço de Radioterapia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) ingressa em uma nova era. A experiência acumulada em mais de 30 anos de atividade e no atendimento a mais de 30 mil pessoas agora se soma às mais modernas tecnologias em equipamentos. As novidades incluem aquisição de um acelerador linear de última geração; reformas no espaço físico, com a criação de jardins internos e de ambientes mais agradáveis para os frequentadores; e treinamentos e capacitações, no Brasil e no exterior, para radioterapeutas, físicos, dosimetristas e técnicos. Com isso, o HSL oferece aos pacientes conforto e bem-estar, aliados a ótimos profissionais e ao melhor que a tecnologia tem para oferecer na área, tornando-se referência no setor.

"Todos os esforços foram realizados no sentido de equipar o HSL com aparelhos de última geração, nos colocando em igualdade de condições tecnológicas com os principais centros de radioterapia", avalia o radioterapeuta Aroldo Braga Filho, chefe do Serviço de Radioterapia do HSL. "O momento é de muita satisfação e euforia. Satisfação em poder oferecer tratamentos contemporâneos aos nossos pacientes. Euforia pela aquisição dessa tecnologia, que permitirá tratamentos com melhor qualidade de vida, com redução dos paraefeitos indesejáveis e melhora das taxas de controle local dos tumores".

Versátil, o acelerador linear Clinac iX, da empresa Varian, permite a realização de procedimentos com maior precisão e segurança. Entre as técnicas disponíveis está a Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT), que, ao modular a intensidade da radiação, protege órgãos ou estruturas próximas ao tumor que não toleram doses elevadas de radioterapia. Com isso, diminuem-se as complicações e os efeitos que a radiação pode produzir, trazendo benefícios em tumores de várias localizações, entre eles os de mama, próstata, sistema nervoso central, pulmão, cabeça e pescoço.

O equipamento conta também com a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), que permite verificar em tempo real o lugar onde estão sendo feitas as aplicações, oferecendo mais precisão. Para completar, o MV Repositioning faz a correção automática da radiação se houver movimentação do paciente.

Outra tecnologia adquirida é a radiocirurgia estereotáxica com microlâminas e cones, que trata lesões cranianas e extracranianas, concentrando a dose em áreas muito reduzidas, ou seja, lesões a partir de quatro milímetros de diâmetro. Esse tipo de tratamento é feito com a participação de neurocirurgiões.

O Serviço de Radioterapia do Hospital São Lucas atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3336-6942 e 3336-6233. 


Autor: Imprensa Hospital São Lucas da PUCRS
Fonte: PUCRS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581