
A população dos 48 municípios da Serra Gaúcha que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde passa a contar com um novo serviço de referência em radioterapia pelo SUS, oferecido pelo Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. Com equipamento de alta tecnologia, adquirido com recursos da Consulta Popular, pagos em 2008, no valor de R$ 1,9 milhão, o serviço tem capacidade de realizar 90 sessões por dia, sendo mais de 70% pelo SUS.
O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, participou da cerimônia de inauguração, na tarde da sexta-feira (19), no hospital. O serviço recém inaugurado ocupa uma área de mais de 1 mil metros quadrados e inclui Sala de Cirurgia e Recuperação para Radioterapias Intra-Operatórias. O tratamento oferecido é classificado como Radioterapia Externa, onde as radiações são emitidas a uma determinada distância do corpo do paciente, devido a alta capacidade do equipamento, o CLINAC IX, de última geração, que dispõe, ainda, de um sistema colimador multilâminas (MLC) que protege as áreas adjacentes da região atingida.
O credenciamento do Hospital Tacchini para radioterapia também atende ao princípio da integralidade preconizado pelo SUS, tendo em vista que o estabelecimento já é referência para a região em quimioterapia, oferecida no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do estabelecimento, habilitado desde 2007. Além disso, com uma estrutura que inclui vagas em UTI Adulto e Pediátrico, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de análises, ressonância magnética e centro cirúrgico, o hospital garante todos os serviços de apoio necessários para diagnóstico e tratamento em oncologia.