
As atividades alusivas ao Outubro Rosa, em Porto Alegre, encerram com uma apresentação do grupo Oncoarte no próximo dia 31, às 20h, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Vereadores. O conjunto formado por mulheres que superaram o câncer de mama ou que ainda se encontram em tratamento da doença será a atração da noite de fechamento das ações de conscientização e luta contra a doença com mais de 4,6 mil casos previstos para o RS em 2012. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.
Compartilhar com o público a mensagem de superação e de coragem para enfrentar os obstáculos da vida é o desafio das 15 integrantes lideradas pela fisioterapeuta e coreógrafa, Iara Rodrigues, a partir de uma iniciativa da Clinionco Tratamento Integrado do Câncer.
Redescobrir o Viver é o tema do espetáculo que mescla música, dança, teatro e vozes. Como pacientes que já enfrentaram a realidade de um difícil diagnóstico, elas espalham por onde passam a mensagem de otimismo e perseverança para superar os desafios.
O grupo idealizado em 2010, na Clinionco, faz apresentações gratuitas por todo o Rio Grande do Sul, usando as expressões da arte como forma de interagir com as plateias e provocar a reflexão sobre da importância da força interior diante das adversidades. Além do RS, o Oncoarte também já esteve em outros estados com presença marcante em eventos beneficentes realizados no centro do país.
A idealizadora do projeto aposta no talento e na criatividade de suas pacientes para motivar as pessoas que passam por situação semelhante. “É maravilhoso contar com a força dessas guerreiras”, completa Iara.
O Outubro Rosa
Surgiu nos EUA, onde inicialmente aconteciam ações isoladas em cada estado sobre o câncer de mama e a importância da mamografia. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro ficou instituído nacionalmente naquele país como o mês de prevenção da doença. Mais tarde, em 1997, entidades dos EUA começaram a comemorar a data e a fomentar ações de conscientização para o diagnóstico e o combate do câncer de mama. Na ocasião, eram realizados desfiles de moda e corridas ao ar livre com a utilização de laços na cor rosa para chamar a atenção da comunidade e sensibilizar para a data.
ABERTO AO PÚBLICO – Ingresso 1 Kg de Alimento não-perecível
O quê: Espetáculo Redescobrir o Viver, do Grupo Oncoarte
Quando: 31 de outubro (quarta-feira), às 20h.
Onde: Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre – Av.Loureiro da Silva, 255 - centro