.
 
 
Uma única refeição gordurosa pode causar dano às arterias
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/11/2012

Uma única refeição gordurosa pode causar dano às arterias

Os pesquisadores acreditam que esses resultados possam interferir na maneira como escolhemos nossas refeições todos os dias

Para quem pretende exagerar só no feriadão, aí vai uma descoberta que talvez mude seus planos: uma única refeição gordurosa – inspiradas naquelas tipo fast-food, das ricas em gorduras saturadas – é prejudicial à saúde das artérias, enquanto que refeições da chamada dieta mediterrânea – ricas em “gorduras boas”, como ácidos graxos mono e poli-insaturados – não causa danos às artérias, segundo estudo do Montreal Heart Institute. Segundo o estudo, uma refeição da dieta mediterrânea pode até reverter parte dos danos de refeições prejudiciais. Os resultados foram apresentados no Congresso Cardiovascular Canadense, que terminou no último dia 31/10.

Gordura ruim x gordura boa

O estudo foi realizado para comparar os efeitos das refeições tipo fast-food com os de refeições da dieta mediterrânea no endotélio vascular (o tecido interno dos vasos sanguíneos). Analisando o funcionamento do endotélio, os pesquisadores procuraram medir o quanto as artérias conseguiriam dilatar naturalmente após uma oclusão temporária de 5 minutos realizada logo após o consumo dos tipos diferentes de gorduras. Esse tipo de análise é extremamente importante, pois o do funcionamento do endotélio está ligado ao risco de desenvolvimento de doenças arteriais coronárias a longo prazo.

O estudo mostrou que os participantes com níveis altos de triglicerídeos foram os que mais se beneficiaram da dieta mediterrânea, em comparação com os participantes com níveis mais saudáveis. Os pesquisadores defendem que a dieta mediterrânea possa ser particularmente útil pessoas com níveis altos de triglicerídeos, como pacientes com síndrome metabólica, por exemplo.

Refeição mediterrânea x fast-food

Os resultados foram encontrados para 28 homens não fumantes, que consumiram a refeição mediterrânea na primeira parte do estudo, e a refeição de fast-food uma semana depois. Antes do início do estudo a função endotelial foi medida em jejum de 12 horas, para comparação. Os pesquisadores testaram os efeitos das duas refeições no endotélio vascular. A refeição mediterrânea no estudo era composta de salmão, amêndoas e vegetais cozidos em azeite de oliva (nessa refeição, 51% das calorias eram provenientes de gordura). A refeição fast-food consistia de um sanduiche de salsicha, ovo e queijo e três batatas fritas ao estilo hash brown (nessa refeição, 58% das calorias eram provenientes de gordura). O impacto das refeições na função endotelial foi medido novamente por ultrassom 2 horas e 4 horas após cada refeição.

Após o consumo da refeição fast-food, as artérias dos participantes dilataram 24% menos, enquanto que após a refeição mediterrânea a dilatação das artérias manteve-se estável. Os pesquisadores acreditam que esses resultados possam interferir na maneira como escolhemos nossas refeições todos os dias. 


Autor: Redação
Fonte: Scientific

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581